JORNAL BOM DIA PIEDADE

CÉU - Xavier - PAFE

terça-feira, 21 de março de 2017

Corsa 'clonado' é apreendido pela Polícia Civil no centro da cidade

Corsa de um homem que reside em Ibiúna teve chassi
adulterado e tinha placa de um carro idêntico
licenciado em Sorocaba

Foto: Bom Dia Piedade
Um Corsa com a identificação do chassi adulterada - o que caracteriza veículo de procedência ilícita - foi apreendido pela Polícia Civil de Piedade nesta segunda-feira (20), no centro da cidade. A ação se deu após uma denúncia. O carro dublê com placas de Sorocaba era dirigido por um morador de Ibiúna é averiguado em inquérito de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo.

(Matéria editada às 16h32min de 22 de março de 2017, pois, anteriormente foi afirmado que o homem responderia processo pelos delitos relatados, o que não é verdade. Aquele que é apontado como averiguado na ocorrência enviou nota ao Blog Bom Dia Piedade na qual afirma que algumas informações publicadas nesta matéria estão incorretas. Vide abaixo).

As autoridades policiais começaram a tomar conhecimento do caso em 16 de dezembro de 2016, quando uma mulher residente em Sorocaba prestou queixa na Delegacia de Polícia de Piedade, dando conta de que havia recebido uma multa de trânsito aplicada ao Corsa Hatch 2002/2003 azul (placa de Sorocaba). A infração a que se referia a notificação da conta de uma infração que teria sido cometida na Praça da Bandeira, centro da cidade, no dia 28 de setembro, no entanto, a vítima relatava que jamais havia estado em Piedade e, portanto, a autuação seria indevida.

O fato, característico de "clonagem de automóvel" - quando um carro furtado ou roubado recebe placas de um veículo similar que esteja devidamente regularizado junto ao Detran - ficou registrado em boletim de ocorrência e seguia sob averiguação por parte da Polícia Civil local. Nesta segunda-feira (21), ao averiguarem informação de que um veículo idêntico, identificado com a mesma placa do Corsa de Sorocaba estaria trafegando pelo centro de Piedade, Policiais Civis efetuaram abordagem ao indivíduo que dirigia o automóvel e o conduziram à Delegacia de Polícia. (A abordagem pé contestada pelo averiguado, que compareceu espontaneamente à Delegacia de Polícia ao ser requisitado pela autoridade policial. Vide nota explicativa ao final da matéria).
Veículo apreendido será submetido
a perícia
Foto: Bom Dia Piedade

Lá o homem de 37 anos, que reside na cidade de Ibiúna, relatou que havia adquirido o Corsa Hatch 2002/2003 azul identificado com placas de Sorocaba em agosto de 2016, na cidade de Mauá, na grande São Paulo, de um conhecido de um amigo seu. Tal veículo pertenceria à falecida tia do indivíduo que o vendeu. Após ser tomado depoimento do averiguado e de uma testemunha que o acompanhava, o Delegado Dr. Oscar Garcia Machado Júnior determinou abertura de inquérito de receptação e adulteração do sinal identificador do veículo, pois, que a numeração do chassi do Corsa apreendido estava remarcada e o mesmo seria produto de furto. O veículo será submetido a perícia. O documento de identificação do Corsa também foi apreendido e será periciado.


NOTA DA REDAÇÃO - Após publicação desta matéria, o homem que consta como averiguado no boletim de ocorrência relativo à mesma entrou em contato coma redação do Blog Bom Dia Piedade exigindo que fossem feitas correções e acrescentadas informações. Segue abaixo a íntegra da nota do cidadão citado como averiguado no texto acima: 

"Boa tarde, ao tomar ciência da publicação de ontem no blog BOM DIA PIEDADE, fiquei surpreso, pois nele constam algumas inverdades. 


Documento apresentado pelo homem 
que comprou  o Corsa 
(nome, parte dos dados da placa e do RENAVAM
foram apagados pelo Blog Bom Dia Piedade para
não expor a proprietária de veiculo similar
licenciado em Sorocaba).
Adquiri esse veículo na cidade de Mauá de uma pessoa apresentada por um amigo em comum... Olhei o carro, gostei, conferi a numeração do chassis em todos os vidros e embaixo do banco e estava tudo ok... O despachante (nome foi suprimido) puxou o documento e não tinha nenhuma pendência, seja administrativa ou criminal... Como a pessoa não tinha o recibo de compra e venda (alegando que o veículo era de sua tia que havia falecido), combinei de pagar a metade (5.000,00) e assim que tivesse com o recibo em mãos, pagaria a outra metade e faria a vistoria P/ transferência.

Ao chegar em Ibiuna, troquei os 4 pneus e mandei fazer alguns reparos de funilaria e pintura.

Na semana seguinte, me dirigi ao despachante e licenciei o veículo (documento original em anexo, emitido pela Ciretran de Piedade, juntamente com a pesquisa feita no site do DETRAN onde comprova que nada consta no documento).

Estava usando o carro normalmente e sem saber de quaisquer pendências, quando na sexta-feira foi solicitada minha presença na delegacia de Piedade

Diante disso, eu mesmo me dirigi à Delegacia de Piedade espontaneamente e apresentei o carro para que seja feita uma perícia e essa história seja esclarecida o quanto antes.

Relato que, se comprovado tratar-se de um veículo clonado, fui vítima de uma pessoa que agiu de má-fé para comigo.

Sobre a publicação do blog, narra-se que se trata de um veículo com o sinal de identificação adulterado, isso não é verdade, pois o mesmo foi apreendido e seguirá P/ perícia nos órgãos competentes.
Cópia da consulta efetuada junto ao
DETRAN/SP sobre a regularidade
do veículo adquirido pelo averiguado

Relata-se também que o carro estava sendo dirigido por mim e foi parado pela polícia, o que também não é verdade, pois, como já mencionado, eu mesmo o apresentei espontaneamente na delegacia da cidade. E aquela foto no guincho dá a entender que eu estava dirigindo o carro quando fui abordado, mas eu apresentei o carro na parte da manhã e depois chamaram um guincho na parte da tarde para levar o carro P/ o pátio de recolhimento de veículos.

Também, e o mais grave, na reportagem fala que o motorista responderá processo por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo, o que também não é verdade, já que apenas prestei esclarecimentos sobre o ocorrido e imediatamente fui liberado, sem ter sido indiciado de crime algum.

Por fim, quero com essas palavras e fotos em anexo, tentar explicar essa situação constrangedora que foi criada e que a verdade prevaleça acima de qualquer coisa.


Obrigado."

As fotos tiveram o nome da proprietária, parte dos da identificação da placa e do RENAVAM apagados pela redação do Blog Bom Dia Piedade para não expor a proprietária do Corsa licenciado em Sorocaba, veículo idêntico ao apreendido nesta terça-feira (21/3) pela Polícia Civil de Piedade.