terça-feira, 14 de março de 2017

Polícia Militar prende suspeitos de cometer assaltos em Piedade e recupera moto, rifle e dezenas de objetos roubados

Objetos apreendidos pela Polícia Militar em Sorocaba teriam sido
roubados em Piedade nos últimos dias
Foto: Divulgação Polícia Militar
Dois homens que teriam participado de roubos cometidos nos últimos dias em propriedades rurais de Piedade foram presos pela Polícia Militar, na zona norte de Sorocaba, na tarde desta segunda-feira (13). Foram apreendidos um revólver calibre 38, centenas de munições, toucas tipo ninja, além de uma moto Yamaha, um rifle calibre 22 e dezenas de objetos que teriam sido levados nos assaltos cometidos em território piedadense.

A ocorrência teve início por volta das 15h30min desta segunda-feira (13). Uma equipe da Força Tática estava em patrulhamento pelo bairro Lopes de Oliveira, zona norte de Sorocaba. Ao passarem pela rua Manoel de Camargo Sampaio viram uma Ford Ecosport que trafegava na direção oposta os Policiais Militares desconfiaram dos dois indivíduos que ocupavam o veículo e decidiram averiguar. Um automóvel similar teria sido ursado num roubo cometido em Piedade na semana anterior
Ecosport apreendida teria sido usada no roubo ocorrido
no Piratuba na quinta-feira (9)
Foto: Divulgação - Polícia Militar

Foi dada ordem de parada ao motorista, que obedeceu e apresentou uma carteira de habilitação (CNH) que aparentava ser falsa, pois que, a imitação, segundo os policiais era bastante grosseira. Depois soube-se que no documento o nome de outra pessoa e não do mecânico de 30 anos que estava ao volante do carro e era procurado pela justiça. 

Ao ser questionado sobre a procedência da CNH falsa o suspeito confessou aos PMs que seria um dos participantes de um assalto a uma casa no condomínio de alto padrão "Ibiti do Paço" e, que depois deste roubo ficou foragido por cerca de dois meses na cidade de Praia Grande onde teria adquirido o documento falso por R$ 1 mil. 

Efetuada revista dentro da Ecosport os policiais encontraram um revólver calibre 38 debaixo do banco do motorista e uma touca ninja preta. O homem que estava no banco do passageiro do veículo desconhecia a existência da arma e foi qualificado com testemunha da ocorrência. 

Moto Yamaha roubada dias
antes será devolvida
à vítima
Foto: Divulgação - Polícia Militar
Os PMs obtiveram a informação de que o mecânico que diriga a Ecosport estava indo para o lava-rápido de um amigo na avenida Elias Maluf, para onde seguiram. O dono do estabelecimento não estava no local. Ao efetuarem buscas nas dependências do lava-rápido os militares localizaram dentro de um quarto uma moto Yamaha YBR-125  Factor K1 2014/2015 branca com placa de Piedade, que havia sido roubada na última quinta-feira (9), no bairro Piratuba

No mesmo cômodo havia um rifle calibre 22 com carregador- levado no mesmo assalto - e 227 cartuchos íntegros do mesmo calibre, cinco cartuchos intactos calibre 36 e uma touca ninja preta. Em outro quarto do mesmo imóvel havia quatro motosserras,  um aparador de cerca viva, um soprador elétrico, um cortador de grama, dois secadores de cabelo, um DVD player Lenoxx, dois televisores (Samsung 32 polegadas e LG, uma "picape" usada na mixagem de som, uma cela de montaria completa, escova elétrica dentre outros objetos suspeitos.

O dono do lava-rápido foi localizado num bar e ao ser questionado sobre a moto roubada e as dezenas de objetos que estavam em seu estabelecimento, o comerciante de 42  anos residente na Vila Progresso disse que só se pronunciaria em juízo. Ele e o mecânico residente na Vila Santana, foram conduzidos ao plantão da Polícia Civil da Vila Carvalho na zona norte de Sorocaba onde foi foi elaborado o boletim de ocorrência de posse e porte ilegal de arma de fogo, receptação, roubo e uso de documento falso, no qual os dois figuram como indiciados. 

A proprietária da motocicleta roubada no bairro Piratuba quatro dias antes no bairro Piratuba, Piedade, compareceu ao distrito policial e além do veículo de sua propriedade, reconheceu duas motosserras, um cortador de grama e um aparador de cerca viva que foram levados no assalto em que ela e o marido foram vítimas. Os indivíduos presos não foram reconhecidos pelo casal. Os objetos seriam devolvidos ao legítimos donos.

As autoridades policiais creem que ao menos parte dos outros objetos apreendidos no lava-rápido teriam sido obtidos em roubos ocorridos nos últimos dias na zona rural de Piedade. As vítimas destes assaltos seriam acionadas para o possível reconhecimento daquilo que foi apreendido. A dupla presa foi encaminhada para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Sorocaba. As vítimas dos outros roubos serão acionadas para o possível reconhecimento dos objetos aprendidos e dos indivíduos presos. A Polícia Civil investiga os delitos e trabalha na identificação dos outros membros da quadrilha que vinha praticando os roubos em Piedade.