JORNAL BOM DIA PIEDADE

CÉU - Xavier - PAFE

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Programa de Prevenção e Controle do Tabagismo é desenvolvido no CAPS II

A Prefeitura de Piedade, por meio da Secretaria de Saúde, tem dado continuidade ao Programa de Prevenção e Controle do Tabagismo no município. A iniciativa, desenvolvida no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), tem como objetivo a prevenção e o controle do tabagismo por meio de orientações individuais, encontros grupais, consultas médicas, psicológicas e reuniões de equipe.

De acordo representante do CAPS II, a ação foi elaborada diante da grande demanda de pacientes que procuram tratamento ao tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS) do município. Para a realização do Programa, a equipe do CAPS II participou de capacitação junto ao Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD). Diversos profissionais como psicólogo, psiquiatra, enfermeiro, farmacêutico, dentista e nutricionista prestam atendimento aos munícipes assistidos pelo projeto.

Atualmente, a iniciativa atende 12 pacientes, mas, para o próximo semestre, pretende aumentar para 20 o número de assistidos pelo Programa. “A intenção é envolver toda rede intersetorial do município (UBS, PSF, CRAS e CREAS) para ampliar o projeto e fazer também com que alcance a Zona Rural”, destaca psicólogo do CAPS II.

Quem tem interesse em participar do Programa de Prevenção e Combate ao Tabagismo deve procurar o CAPS II, que fica localizado na Rua Benjamin Constant, 35, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3344-2222.