quarta-feira, 31 de maio de 2017

As cinco dúvidas mais comuns sobre permissão para dirigir

Quem obtém a Carteira de Habilitação pela primeira vez tem de seguir regras diferentes, pois durante um ano vai ter que utilizar a chamada Permissão para Dirigir, por isso é normal existirem muitas dúvidas acerca da primeira habilitação, abaixo estão algumas das principais dúvidas que os novos motoristas costumam ter:


A carteira provisória pode ser usada em todo território nacional?

Sim, nesse período não há qualquer restrição ao tipo de via onde o motorista poderá circular (é permitido dirigir tanto em rodovias como na cidade).

Quando terminar o prazo da provisória, a carteira nova vai ser encaminhada para minha casa?

Não. É necessário se dirigir ao DETRAN e pedir a expedição da Carteira Definitiva, mediante pagamento de taxa.

Caso perca a permissão, o que é necessário fazer para tirar outra?

Se a permissão for cassada, todo processo de habilitação terá que ser realizado novamente.
Como funciona o sistema de pontuação de multas?

Permissionários que cometerem infração grave ou gravíssima ou cometerem infrações leve e/ou médias cuja somatória dos pontos atinja 5, perderão o direito de dirigir, devendo submeter-se novamente aos exames para reabilitação.

É possível tirar a CNH definitiva mesmo após ter tomado multas e atingido 5 pontos nesse período?

O DETRAN de São Paulo não admite recurso da pontuação, somente da multa que gerou a cassação da permissão. Nesse caso é possível fazer recurso da multa e caso ela não seja cancelada é possível fazer recurso judicial com grande possibilidade de êxito.

Em caso de dúvidas sobre suspensão, permissão, cassação, embriaguez, pontuação e multa, consulte o site: www.alphatransito.net.br