quarta-feira, 17 de maio de 2017

Casa da Cultura recebe Exposição Comunidade Cabocla do Ribeirão da Anta

Cestos, balaios, peneiras, farinha de milho artesanal
e esteiras produzidos pela comunidade cabocla
Foto: Assessoria de Comunicação - PMP
O prefeito José Tadeu de Resende (PSDB) participou da abertura da Exposição Comunidade Cabocla do Bairro Ribeirão da Anta - Moradores da Mata Atlântica, em cerimônia realizada na Casa da Cultura de Piedade “Paulo Tibiriça de Andrade”, no dia 15 de maio. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Júnior JK, do prefeito de Tapiraí, Alvino Marzeuski; do gerente geral corporativo de sustentabilidade do Grupo Votorantim, David Canassa; do organizador do evento, Maurilo Casemiro Filho; da comunidade do Ribeirão da Anta, além de moradores e autoridades municipais dos dois municípios e representantes do turismo e cultura. A visitação é aberta a todos. 

Tadeu confere as peças expostas
Foto: Assessoria de Comunicação - PMP
A exposição está aberta para visitação na Casa da Cultura até o dia 20 de maio, das 9 às 17 horas, e está inserida na programação de aniversário de 177 anos de Piedade. No local, é possível encontrar peças de artesanato diversas, como cestos, balaios, peneiras, farinha de milho artesanal e esteiras feitas pelas mãos dos moradores do Ribeirão da Anta.  Os visitantes também têm a oportunidade de conhecer o modo de vida e a cultura cabocla. 

Comunidade Cabocla
Artesanato mantém as tradições
da comunidade
Foto: Assessoria de Comunicação - PMP

A Comunidade Cabocla Ribeirão da Anta está localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual da Serra do Mar, em Tapiraí, próxima ao Legado das Águas – Reserva de Votorantim. O bairro foi fundado por Gumercindo Alves da Silva e sua esposa, Mariana Maria de Jesus, retirantes vindos de Ibiúna por volta de 1920. Tiveram nove filhos e hoje, com mais de 150 descendentes, a família compartilha a sua história de noventa e sete anos vivendo no interior da Mata Atlântica em perfeita relação de proteção e respeito com o meio ambiente.
Utensílios utilizados pelos caboclos
Foto: Assessoria de Comunicação - PMP