JORNAL BOM DIA PIEDADE

CÉU - Xavier - PAFE

terça-feira, 27 de junho de 2017

Vigilância Sanitária resgata 12 cães no Bairro Cáfaro

Animais estavam 
confinados numa
varanda repleta de
ossos bovinos
Foto: Polícia Civil
A prefeitura, por meio da Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Civil de Piedade, atendeu uma denúncia anônima sobre caso de maus tratos a animais (cães) ocorridos no Bairro Cáfaro, na sexta-feira, dia 23 de junho. A primeira denúncia ocorreu no dia 16 de maio, na qual o denunciante relatava que muitos cães estavam presos e abandonados em um sítio no referido local. Diversas denuncias referentes ao mesmo caso foram registradas no setor posteriormente. As imagens eram chocantes.

Cães ficavam sobreos ossos
amontoados

Foto: Polícia Civil
Foram realizadas duas diligências ao local, porém sem sucesso da resolução do problema. Diante do fato e assessorados pelo departamento Jurídico da Prefeitura Municipal e da Polícia Civil, a equipe da Vigilância Sanitária resgatou os 12 cachorros que se encontravam situação altamente precária e de total abandono. A operação foi delicada, pois os animais estavam famintos e demonstravam alto nível de estresse devido às más condições do local onde se encontravam.

O sítio estava completamente sujo e os cães presos, sem água ou comida, em uma das partes da varanda da casa abandonada. Muitos ossos de boi e restos de produtos de açougue estavam espalhados pelo local. O desespero dos cachorros era evidente.

Policiais Civisapoiaram os
funcionários
da prefeitura na
retirada dos animais

Foto: Polícia Civil
A equipe da Vigilância precisou acalmar os animais com uso de tranquilizantes para executar a operação e transportar os cães para o alojamento da Prefeitura, que se encontra provisoriamente no antigo prédio da Elektro. O resgate durou aproximadamente oito horas. Os cachorros receberam água, comida e atendimento veterinário após o resgate. Alguns animais encontram-se enfermos e estão recebendo cuidado diário.

A Vigilância Sanitária informa ainda, que para realizar uma denúncia de maus tratos basta entrar em contato pelo telefone 3340-1400. Em casos como este não deixe de denunciar.