segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Sete meses depois e o problema do esgoto pelas ruas do Jurupará permanece sem solução

Água servida despejada na principal via
do Jurupará, causa desconforto,
transtorno e buracos no asfalto 
Foto: Cortesia
Moradores do Jurupará esperam há mais de sete meses pela solução do problema do esgoto que corre a céu aberto pelo bairro.


Em 22 de fevereiro, portanto, a pouco mais de sete meses, publicamos matéria sobre o mesmo problema no bairro Jurupará. Na ocasião as respostas, tanto da administração municipal, quanto da Sabesp foram inconclusivas.

Na semana passada recebemos nova queixa sobre a questão da "água servida" despejada na rua Anísio Soares da Silva, via principal da localidade rural que faz divisa com Votorantim. 

Em razão da insolubilidade do problema enviamos questionamento à Prefeitura de Piedade e à Sabesp, por meio de seu gerente local e obtivemos as seguintes respostas:

Prefeitura de Piedade: "...a fiscalização (da prefeitura) já foi até o local para averiguar a situação. Agora, a fiscalização voltará ao trecho para nova visita e encaminhará notificação a empresa responsável, pois o serviço não foi realizado. A medida será tomada nos próximos dias." 

A assessoria de imprensa da Sabesp enviou, nesta terça-feira (26), resposta ao questionamento feito pelo Blog Bom Dia Piedade: "A Sabesp informa que não possui operação com sistema de esgotamento sanitário na Rua Anísio Soares da Silva, Bairro Jurupará, região rural de Piedade. Nestes casos, a responsabilidade sobre a disposição dos efluentes é do proprietário do imóvel, que deve instalar um sistema para destinação adequada, como fossa séptica. A fiscalização de eventuais lançamentos irregulares de esgoto é de responsabilidade dos órgãos ambientais e de vigilância sanitária."

*Matéria editada às 9h51min de terça-feira, 26 de setembro de 2017.