quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Casa da Cultura recebe a exposição "Cidade de Papel"

Maquete da Vila Élvio
é uma das peças que 
compõem a exposição
aberta ao público na 
Casa da Cultura
Foto: Divulgação
Está em exposição na Casa da Cultura a Cidade de Papel, tema do projeto Convulsivo Sinódico da Escola Estadual “Prof.º Carlos Augusto de Camargo”.


Utilizando material artesanal, os estudantes produziram diversos prédios históricos, comerciais e turísticos de Piedade em maquetes de papelão, como espaços públicos, igrejas, portais, escolas, entre outros. Os alunos exerceram seus conhecimentos em cálculos, abstrações matemáticas, medidas e a geometria existentes no processo de criação. A exposição conta com apoio da secretaria de educação e diretorias de cultura e turismo. Permanecerá até o final do mês de janeiro na Casa da Cultura "Paulo de Andrade", Praça da Bandeira, 133, centro, aberta ao público das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
Saiba mais sobre o Projeto Convulsivo Sinódico.

PROJETO CONVULSIVO SINÓDICO DA EE. “PROF. CARLOS AUGUSTO DE CAMARGO”, DE PIEDADE

Foto: Divulgação
O Projeto Convulsivo Sinódico foi criado em 1993, pelos professores da Escola Estadual “Prof. Carlos Augusto de Camargo”, sob a coordenação pedagógica da Prof.ª  Drª Maria Lúcia de Amorim Soares, falecida em maio de 2014.  Na prática, o Projeto se inicia com a busca de um tema gerador.  As ideias se originam do próprio movimento da Escola, de suas ansiedades e acontecimentos. Aos poucos vão nascendo em conversas informais, nas brechas do tempo/espaço e determinações pedagógico/administrativas. Essas ideias vão sendo tecidas e absorvidas, até eclodirem na reunião de planejamento, que ocorre no início do ano, momento em que se estabelece um consenso sobre a temática do projeto, que perpassa o conteúdo das disciplinas da grade curricular, como um tema transversal (Projeto Convulsivo), até finalizar em materializações artísticas do processo (Projeto Sinódico).

Escola Professor Carlos Augusto de
Camargo
Foto: Divulgação
Revolucionário em sua gênese, propunha uma maneira diferenciada de ensinar e de aprender, por meio do conhecimento transposto em vivências estéticas, expressas em instalações, performances, músicas, fotografias ou qualquer forma de expressão artística.

Visionária, a professora Maria Lúcia observava que a “transformação cultural existente na sociedade” exigia dos professores uma “mutação na sensibilidade” nas “práticas e nos discursos”, e uma nova forma de pensar e agir. Entendia que a Escola deveria ser um lugar de ser feliz, porém com responsabilidades que envolviam o refinamento da qualidade educacional de alunos, professores, funcionários e gestores. Para que isso acontecesse era necessário que todos exercitassem em teorias e práticas, a paixão de conhecer /viver o mundo contemporâneo e então lutassem pelos direitos, sem deixar de cumprir os deveres. O Projeto Convulsivo Sinódico está inserido no Projeto Político Pedagógico da Escola.

Foto: Divulgação
Quem foi aluno ou professor no “Carlos Augusto” pode reconhecer seu percurso nessa Escola Pública, por meio dos temas desenvolvidos ao longo dos vinte e um anos da edição do Projeto. Dos antigos temas: Fantasmas do Carlos Augusto, Fractais, Chronos, Evoé, Carmen nos Escombros, aos mais atuais: (Auto) Retratos, Ser Humano e Laços de Família é possível reviver memórias. Para trazê-las ao tempo presente e guardar sua história, a Escola edita um blog desde 2011 :carlosaugustodecamargo.blogspot.com

Em 2017, o 21º Projeto Convulsivo Sinódico teve sua temática extraída do processo de recuperação realizado no início do ano, em que se priorizou o trabalho realizado com jornais do município, visando trabalhar a leitura e a escrita, de maneira que o exercício fosse mais significativo, em função do pertencimento do aluno com o espaço em que habita. O trabalho iniciou-se com o Jornal Município de Piedade, eis que o mesmo tem distribuição gratuita e a Prefeitura se prontificou a destinar exemplares para o trabalho com os alunos.

Posteriormente, os alunos foram buscando outras informações no Jornal Folha de Piedade, com foco nas memórias do município e notícias que envolviam direta ou indiretamente o cotidiano de professores e alunos.  O processo se deu, naturalmente, entre memórias, espaços, singularidades, arquiteturas e espaços naturais de Piedade. 


No período do Planejamento anual, os professores chegaram à definição da temática – Piedade: nossos caminhos, nossa terra e nossa gente e de algumas possibilidades de leituras. Dentre elas: o livro História de Piedade II  , de Antonio Leite Neto e as informações do blog Historiografia Piedadense, de Benedito Maciel de Oliveira Filho.


Foto: Divulgação
Em 19 maio de 2017, a edição especial do aniversário de Piedade, veiculada pelo Jornal Folha de Piedade, contou com onze alunos autores de nossa Escola, que escreveram textos dissertativos, com visão crítica sobre o município. O trabalho foi fruto da parceria realizada entre a Escola e o Jornal, através do Projeto Convulsivo Sinódico 2017. Sob o título Hoje a história é contada por eles os textos apresentaram à maneira dos alunos, pensamentos e aspirações sobre o município nas áreas da agricultura, economia, turismo, segurança, emprego, política. Também foram analisados os espaços destinados à diversão dos jovens e a Piedade dos seus sonhos.  A edição circulou em todo o município e nossos jovens autores puderam ser lidos pela população piedadense. A edição foi exposta no painel da Escola para possibilitar a leitura dos que não tiveram acesso à edição do jornal.

A finalização do Projeto Sinódico de 2017 se deu com ações materiais estéticas, através de performances, grafites, músicas, danças e instalações. As últimas contaram com as seguintes criações: EXPAP – Exposição Agro – Industrial de Piedade, com mostras de produtos agrícolas, e de caminhos percorridos pelos agricultores que produzem a riqueza do município; Cidade de papel, abstrações matemáticas , exercício que permitiu reduzir em pequena escala, de maneira artesanal,  prédios da cidade em maquetes de papelão e entender cálculos, medidas e a geometria existentes no processo de criação. Outras instalações permitiram transformações das salas de aula em espaços de contar histórias cotidianas , tendo como protagonistas personalidades do município, com performances, músicas  e poesias: Piedade,  casos e acasos...coisas de nossa gente ;  Narrativas ao pé do fogão de lenha, além de 5 fatos e uma poesia , essa última apresentada palco da Escola.

O Projeto permite uma mobilidade de ações dentro da Escola. Mobilidades que em 2017, também trouxeram possibilidades de firmar parcerias importantes. Uma com a Casa do Artesão de Piedade, no sentido de aproximar a comunidade escolar doprocesso artesanal desenvolvido no município, na expectativa de criar oportunidades de rendas às famílias desempregadas. Outra com a Prefeitura de Piedade, por meio dos Departamentos de Turismo e Cultura e Secretaria Municipal de Educação, que convidaram a Escola para compartilhar com o município, o Projeto Convulsivo Sinódico, através do fragmento Cidade de Papel, criada por alunos e professores de Matemática da Escola “Carlos Augusto”. A instalação, tem como fundo musical dobrados da Lyra São João, na Festa do Divino Espírito Santo, de 1950, relíquia do piedadense Ricardo Lopes Godinho.

Outras informações poderão ser obtidas no blog criado para a preservação da memória do Projeto Convulsivo Sinódico :carlosagustodecamargo.blogspot.com.br .

Texto de autoria da Professora: Sônia Aparecida Ijano Batista , Vice-Diretora da EE.”Prof. Carlos Augusto de Camargo” – Piedade/SP.