JORNAL BOM DIA PIEDADE

CÉU - Xavier - PAFE

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Jovem preso por receptação, carros furtados apreendidos e desmanche localizado na estrada da represa

Foto: Divulgação
A ação que teve início na manhã de quarta-feira (11), nas imediações da feira livre de Piedade, com a prisão por parte agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), de dois suspeitos com um Gol clonado se estendeu até a madrugada de hoje com a Polícia Civil estourando um desmanche no bairro Carafá, próximo à divisa divisa com Votorantim.


Gol legal à esquerda e o clonado à direita
Foto: Divulgação
De acordo com informações obtidas junto à Polícia Civil a ocorrência começou por volta das 10 horas da quarta-feira nas proximidades da rua Aurélio Amaral Santos, local que recebe semanalmente a feira livre de Piedade e onde têm acontecido vários casos de furtos de carros nestas ocasiões. 
Tudo teve início no momento em que um agente penitenciário viu um indivíduo tentando furtar um Fox numa rua próximo à feira. O agente tentou deter o suspeito, que fugiu, porém, ele percebeu que um casal que estava num Gol bolinha cor vinho com placas de Ibiúna, dava cobertura ao homem que se evadiu do local.

Foto: Divulgação
A informação foi repassada à GCM. Pouco depois, com auxílio dos agentes de trânsito da prefeitura, o carro com os suspeitos foi localizado no início da rua Francisco Antonio Corrêa, Parque da Torre. O Gol que posteriormente constatou ser produto de furto em Boituva no dia 31 de março, tinha a placa dianteira feita em madeira com um adesivo impresso. 

Foto: Divulgação
Além desta tosca irregularidade, o veículo estava com a marcação do chassi adulterada. A posterior identificação se deu pela identificação do motor. Tratava-se de um carro clonado originalmente emplacado na cidade de Diadema (SP), que ostentava placa de um automóvel idêntico licenciado em Ibiúna, cujo dono desconhecia totalmente a existência do dublê. No Gol havia várias ferramentas que eram usadas no furto e adulteração de carros.

Foto: Divulgação
Os jovens de 22 anos residentes em Cotia que estavam no carro clonado disseram aos GCMs o homem que havia fugido ao ser flagrado tentando abrir o Fox  era foragido de uma penitenciária e, juntamente com um comparsa vinha furtando carros em Piedade e região. Este indivíduo havia convidado para auxiliá-lo na ação de ontem que resultaria no furto de mais um veículo. Em geral a quadrilha puxava carros da Volkswagen com cerca de 20 anos de uso - não contavam com a cobertura de seguro - e pelo menos desde novembro do ano passado mais de 10 veículos com estas características foram furtados na cidade de Piedade.

Foto: Divulgação
O casal foi conduzido juntamente com o Gol à Delegacia de Polícia de Piedade. Sob a coordenação do Delegado Dr. Paulo Sérgio Garcia deu-se início às buscas ao suspeito que comandaria o esquema de furtos e à localização do local onde os carros eram descaracterizados ou desmontados para posterior venda. 

No desmanche num local bastante afastado, situado a alguns quilômetros da cabeceira da represa de Itupararanga, bairro rural do Carafá, município de Votorantim, havia vários veículos com sinais de adulteração e o documento com a foto de um dos chefes da quadrilha, porém, com nome diferente daquele que o jovem casal conhecia. Não havia ninguém no desmanche quando a Polícia Civil e os GCMs lá chegaram.

Foto: Divulgação
No desmanche foram apreendidos documentos de veículos e pessoais de um suspeito, oito placas de veículos automóveis das cidades de Votorantim, São Paulo, São José da Barra (MG), um Fiat Uno, Um Gol quadrado bege que cheirava a tinta a óleo, os quais foram trazidos para Piedade. Outros carros e picapes, alguns inteiros e outros desmanchados e até mesmo uma máquina retroescavadeira estavam na oficina usada pela quadrilha, a qual utiliza placas furtadas para identificar e clonar carros obtidos por meio de ações criminosas.

Foto: Divulgação
Após ser  indiciado por receptação e associação criminosa, réu primário, o rapaz de 22 anos foi transferido - já na madrugada desta quinta-feira (12) - para a Delegacia Seccional de Sorocaba e seria submetido a audiência de custódia, na qual poderá recuperara a sua liberdade. A namorada dele foi liberada. 

Na manhã desta quinta-feira, agentes da GCM de Piedade seguiram para o desmanche para proceder à apreensão dos demais veículos e peças que encontram-se pelo local. Peritos do Instituto de Criminalística deram início aos procedimentos de identificação dos carros apreendidos, pois, além do Gol clonado com placas de Ibiúna, nenhum outro veículo foi devidamente identificado. Até o momento não se sabe se algum dos automóveis seria de Piedade. O trabalho de investigação da Polícia Civil prossegue e pelo menos dois indivíduos que pertencem à quadrilha são procurados.