domingo, 6 de maio de 2018

Romaria de Piedade pode ser incluída no calendário turístico do estado

A tradicional Romaria de Nossa Senhora Aparecida, realizada anualmente em Piedade, poderá ser incluída no calendário turístico do Estado.

É o que prevê um projeto de lei do deputado estadual Edmir Chedid (DEM) aprovado na última semana pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa. 

Realizada desde 1913, a romaria de Piedade é uma das mais antigas do Estado. Ela acontece duas vezes por ano: uma no primeiro domingo de junho, quando a imagem de Nossa Senhora Aparecida é levada da Igreja Matriz para a capela de Santa Rita, e outra no primeiro domingo de dezembro, quando a peregrinação acontece no caminho inverso.

Em seu projeto, Edmir Chedid destaca a importância religiosa, cultural e turística da romaria. “A Romaria de Nossa Senhora de Piedade é visitada todos os anos por fiéis que se deslocam de diversas partes do Estado de São Paulo, sendo motivo de grande orgulho e alegria para a cidade”, destacou o deputado. “A peregrinação surgiu inspirada na grande participação dos cidadãos de Piedade, que ano a ano se deslocavam até o município vizinho, onde encontravam a Romaria de Aparecidinha a cerca de 30 quilômetros de distância [em Sorocaba]”, acrescentou, lembrando que esta segunda já foi incluída no calendário turístico do Estado. 

O projeto de Edmir Chedid segue agora para a Comissão de Análises Econômicas e, se aprovada, vira lei automaticamente, sem a necessidade de aprovação em plenário.