terça-feira, 3 de julho de 2018

Prevenção de hepatites virais é o foco da Campanha 'Julho Amarelo'

Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção das hepatites virais.


Para promover ações ligadas ao tema, a Secretaria de Saúde realizará campanha dia 14 de julho (sábado), das 9 às 16 horas, na Praça Coronel João Rosa (Matriz).

No local terá uma tenda com profissionais da saúde que realizarão testes rápidos de Sífilis e Hepatite C, além de orientações de como prevenir a doença. Também irão verificar pressão arterial, glicemia capilar e teste para diabetes. Todos os serviços serão promovidos gratuitamente.

Importante

O Ministério da Saúde informa que, além de julho, a prevenção à doença não deve ser menor nos demais meses do ano, muito pelo contrário, a cada dia deve-se aumentar a atenção porque as hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado.

O Ministério da Saúde comunica, ainda, que três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica.

A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso a recomendação é que todas as pessoas com mais de 40 anos de idade façam o teste gratuitamente em qualquer posto de saúde e, no caso positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.