segunda-feira, 2 de julho de 2018

Projeto de Lei quer limitar a circulação de motos "em corredores"

Os motociclistas que costumam trafegar nos chamados “corredores” devem ficar atentos. O projeto de lei 8.192 de 2017 quer determinar a circulação somente quando o trânsito estiver parado ou muito lento, em velocidade reduzida e nas faixas mais próximas da esquerda. A ideia é multar quem usar o corredor nas faixas à direita.


O projeto já foi aprovado pela Comissão de Viação e transportes e está aguardando designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O projeto original simplesmente proibia o tráfego de motos no corredor, mas o texto substitutivo do relator, o Deputado Federal Hugo Leal (PSD-RJ), criou regras para a prática.
O QUE MUDAAtualmente, não há regras para a circulação de motos no corredor entre os carros. Para o Consultor Técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Renato Campestrini, a intenção do projeto de lei é dar luz a um assunto nebuloso no Código de Trânsito Brasileiro.
Apesar de não existir a proibição da utilização do ‘corredor’, em algumas rodovias, por exemplo, se autua o trânsito no espaço com o argumento de não manter distância segura do veículo ao lado. A regulamentação esclarece em quais condições o uso do corredor poderá ocorrer”, acredita Campestrini.

VEJA COMO SERÃO AS REGRAS -

- Quando será permitido andar no corredor: quando o trânsito estiver parado ou muito lento;

- Como será permitido: a passagem da moto no corredor deverá ser realizada em velocidade reduzida e compatível com a segurança de pedestres, ciclistas e demais veículos;

- Onde será permitido: havendo mais de duas faixas de circulação, a passagem somente será admitida no espaço entre as duas faixas mais à esquerda. Caso haja faixa exclusiva para veículos de transporte coletivo à esquerda da pista, esta será desconsiderada para fins deste dispositivo.

E você caro leitor, é a favor ou contra essa mudança? Deixe a sua opinião nos comentários.