JORNAL BOM DIA PIEDADE

CÉU - Xavier - PAFE

terça-feira, 10 de julho de 2018

Uso das perigosas e criminosas linhas com cerol estão na mira da GCM

Pipa com linha cortante apreendida
pela Guarda Civil Municipal nesta
segunda-feira (9)

Foto: Divulgação GCM
São inúmeros os registros de mortes e lesões graves causados por linhas com cerol (vidro moído colado altamente cortante).

A fiscalização foi realizada no feriado de 9 de julho, segunda-feira, no bairro dos Moreiras, situado na periferia da cidade, ocasião em que foi apreendida uma pipa com linha cortante.

De acordo com Moisés dos Santos, Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Piedade, em razão das férias escolares a incidência de casos de pipas com cerol aumenta muito. Devido deste aumento na prática da perigosa atividade, a GCM realizará diariamente, em vários bairros, ações de fiscalização no sentido de coibir o uso do cerol.

Em junho de 2015 uma simples antena
salvou a vida de um motociclista
Foto: Arquivo BDP
Brincadeira mortal - Motociclistas e ciclistas são as pessoas que ficam mais expostas à ação das linhas com cerol. Os casos de morte causadas pelo cerol são incontáveis por todo país. Contudo, existem registros de mortes de pedestres - em sua maioria crianças - feridos pelas linhas cortantes.

Como terrível exemplo temos o caso ocorrido há 18 dias, na cidade de Santos, quando um garoto de 8 anos de idade morreu ao ter seu pescoço cortado por uma linha com cerol. A criança corria atrás de uma pipa quando se deu a tragédia. 

Em junho de 2015, na rodovia SP-79, um motociclista foi salvo pela antena instalada no guidão de sua motocicleta (clique aqui para acessar). O equipamento segurou a linha com vidro moído que fatalmente o atingiria.
Em agosto de 2016, no Parque da Torre, uma coruja foi salva por GCMs. A ave ficou ferida ao enroscar-se numa linha com cerol (clique aqui para conferir).
Coruja ferida com linha cortante
foi salva por um Guarda Civil
Municipal
Foto: Arquivo BDP

Uso de cerol é crime - No município de Piedade existem duas leis que proíbem o uso de cerol: a Lei 2.903 de 25 de setembro de 1.997 e a Lei 4.200 de 14 de setembro de 2011. Ambas preveem punições, multas a quem utiliza as pipas equipadas com vidro moído colado às linhas ou até mesmo vende o cerol pronto.