sexta-feira, 19 de abril de 2019

19ª Festa do Kaki Fuyu terá exposição de carros antigos e equipamentos agrícolas

O Kaki Fuyu dá nome à festa que mostra ao grande
público dezenas de outros produtos agrícolas
cultivados em Piedade
Foto: Divulgação
Evento mais importante do calendário turístico piedadense, a Festa do Kaki Fuyu em sua 19ª edição, acontece no primeiro final de semana de maio. Exposição de dezenas produtos hortifrutigranjeiros, carros antigos, equipamentos, flores e folhagens são alguns dos atrativos do grande evento.

A Associação Cultural e Esportiva de Piedade (Acep) realiza de 3 a 5 de maio, em seu “Kaikan”, a 19ª Festa e Exposição do Caqui Fuyu de Piedade.

Qualidade da produção agrícola local
é uma das atrações
Foto: Divulgação
 A abertura oficial acontece na sexta-feira (3), por volta das 16 horas, com presença de autoridades. A exemplo do ano passado, também neste ano a safra do caqui foi antecipada.

Na verdade, os produtores já estão colhendo e a safra deve ir até meados de junho” explica o presidente da Acep Tetsuo Kanno. Nos dias da festa a fruta será comercializada a um valor abaixo do praticado no mercado.

Flores também compõem a exposição dos agricultores
Foto: Divulgação
Atrativos  – Além do caqui, os visitantes encontrarão ainda outros produtos hortifrutigranjeiros como, hortaliças, flores, folhagens, cogumelos comestíveis, além de exposições de equipamentos, veículos, artesanatos, parque de diversões e ainda uma diversificada praça de alimentação que terá desde pratos típicos da culinária japonesa, como yakissoba, até sanduíches e outras iguarias.
Pick-Up Ford F1 1952
Foto: Facebook
Ronco Automóvel Club

Uma das atrações este ano será a exposição de carros antigos, pertencentes a colecionadores da região. Fundada em 7 de setembro de 1947 pela comunidade japonesa local, a Associação Cultural e Esportiva de Piedade (Acep), organiza o evento em conjunto com os Produtores de Kaki de Piedade e prefeitura.

De acordo com os organizadores da festa, a expectativa é que sejam vendidas entre 2.000 e 2500 caixas da fruta in natura. Apesar de não estar incluída na programação do aniversário do município, a expectativa um público estimado entre 20 mil e 30 mil visitantes deva prestigiar a festa.

Piedade é considerada uma das maiores produtoras da fruta no país. O caqui foi trazido da Ásia pelos primeiros imigrantes japoneses no final do século 19. O fruto é rico em amido, pectina e açúcares com alto teor de vitaminas A e C. Segundo Kanno, a Acep, em conjunto com a Prefeitura de Piedade, está estudando formas de incentivar o consumo das frutas.

19ª FESTA – EXPOSIÇÃO KAKI FUYU - Sexta (3), das 16 às 23 horas; Sábado, das 9 às 23 horas e domingo, das 9 às 22 horas Kaikan da ACEP (Rodovia SP-250, km 101 junto ao trevo de conjunção com a rodovia SP-79 (km. 119,5) Entrada franca.