Ato de amor, o aleitamento materno requer alguns cuidadosFoto: internet |
Após a trágica morte, constatada no último sábado (02), no Bairro da Bateia, de um bebê de apenas dois meses de vida, que se afogou com leite materno, o Blog "Bom Dia Piedade", publica algumas orientações sobre os cuidados que as mães devem ter ao amamentar seus filhos.
O fato ocorreu na noite de sexta-feira. A mãe da pequena Julya a amamentou no peito e depois disto ambas dormiram. Pela manhã quando a mãe foi trocar o bebê, percebeu que a criança estava morta. A mãe pediu socorro para familiares e vizinhos que levaram Julya à Santa Casa de Tapiraí, onde a equipe médica nada pode fazer para salvar a criança. O corpo do bebê foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba, onde foi confirmado que a morte se deu em razão de afogamento provocado pelo leite materno. Julya foi sepultada no mesmo dia em Piedade. Com o intuito de contribuir para que fatos desta natureza não venham a acontecer novamente, seguem algumas dicas de como as mães devem proceder ao amamentar seus filhos pequenos.
ORIENTAÇÕES
A amamentação é um dos momentos mais esperados pelas futuras mamães. Para muitas delas, o momento proporciona uma intimidade sem tamanho com o bebê. Mas quando a mãe é inexperiente ou o recém-nascido tem problemas para mamar, o ato pode amedrontar as mulheres. Duas preocupações se tornam constantes: e se o bebê se engasgar? E se ele se afogar com o próprio leite?
No momento da amamentação a cabeça do bebê deve estar mais elevada que o corpo Foto: internet |
A primeira coisa e mais importante a se observar é a posição do bebê na hora do aleitamento. O pediatra, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Luciano Borges Santiago, orienta que “a cabeça do bebê deve ficar mais elevada que o corpo.” Essa posição favorece a descida do liquido para o estômago. Além disso, depois da amamentação, a criança deve ser colocada em posição vertical, de 20 a 30 minutos.
Amamentar a criança deitada também não é indicado. “Mamar deitado aumenta os riscos de afogamento e de a criança se engasgar. Esta posição também pode favorecer as otites (infecções no ouvido), principalmente no caso de uso de mamadeiras”, explica Santiago.
Mas se mesmo com esses cuidados, a criança se engasgar ou se afogar com o leite, o médico alerta para as atitudes a serem tomadas. “Tente retirar o leite da boca e vias aéreas do bebê. Isso pode ser feito através de aspiração. Mas corra para um pronto socorro ou chame ajuda médica o quanto antes”, enfatiza Santiago.
Outro fator que pode ocorrer é a criança regurgitar e dependendo da posição em que ela se encontrar, o vômito pode voltar para a boca e vias aéreas, ocasionando o engasgamento. Neste caso, os procedimentos serão os mesmos.
Passados alguns meses, quando a criança já consegue segurar alguns objetos, muitas vezes ela prefere mamar sozinha, segurando com as próprias mãos a mamadeira. Mas o pediatra alerta para essa situação. “Nenhuma criança jamais deveria tomar mamadeira sozinha, um adulto deve supervisionar o ato sempre.” O médico ainda recomenda o uso de copinhos ao invés de mamadeiras. O mercado já oferece pequenos copos, feitos de vidro, para a mãe administrar o leite, mesmo para um recém-nascido.
Porém o mais importante é a observação. No momento do aleitamento, a mãe deve se conter a apenas essa atividade, para poder observar os sinais do bebê e evitar situações complicadas. Observe se o bebê está engolindo ou se ele precisa de uma pequena pausa para um descanso, e se possível, observe também a quantidade de líquido que ele tem na boca.
Fonte: www.dicasdemulher.com.br