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sexta-feira, 19 de junho de 2020

Aposentados perdem R$ 8.450 com o golpe do motoboy

O golpe aconteceu na tarde desta quinta-feira (18) e teve início com uma ligação 
telefônica recebida pela vítima, na qual um homem (o golpista) que dizia ser funcionário da Caixa Econômica Federal perguntou se o aposentado autorizaria uma compra de R$ 1.500, que estaria sendo feita numa loja de Votorantim.

A vítima, que reside num bairro urbano de Piedade (SP), não autorizou a transação, o que já era esperado pelo estelionatário, que passou à segunda parte de seu plano: orientou ao cliente para que ele ligasse para um 0800 a fim de cancelar seu cartão bancário.

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O aposentado assim o fez, no entanto, tal ligação é interceptada pelos marginais, com isto, a vítima acredita que está falando com a Central de Atendimento do banco, mas, acaba passando todos seus dados para um outro criminoso, sob a alegação de que ele estaria bloqueando o cartão.

Depois, o falso atendente orientou o cliente a quebrar seu cartão, colocar numa sacolinha e entregar para um motoboy que iria à residência da vítima para pegar o cartão, a fim de adiantar os procedimentos. Pouco tempo depois o motoqueiro chegou à casa e o cartão. 

Passado algum tempo, nova ligação do falso funcionário da Caixa, que perguntou se havia outro cartão de alguém da família, pois, estariam tentando movimentar uma conta de alguém que residia na mesma casa. Nisto, o golpista efetuou os mesmos procedimentos, enviou novamente o motoboy à casa do aposentado e levou o cartão bancário (quebrado) da esposa do aposentado.

No entanto, mesmo com o cartão quebrado  é possível efetuar compras  por meio do número de segurança que consta no mesmo. Pouco depois, um parente das vítimas as alertou que tratava-se de golpe e ambos seguiram para a agência da Caixa, no centro de Piedade (SP), onde souberam que os larápios tinham feito algumas compras com os cartões, no total de R$ 8.450. 

As instituições financeiras alertam que EM HIPÓTESE ALGUMA DEVEM SER INFORMADOS DADOS PESSOAIS A ESTRANHOS E JAMAIS ENVIAR FUNCIONÁRIOS ÀS CASAS OU AO TRABALHO DE SEUS CLIENTES PARA RETIRAR CARTÕES DE DÉBITO OU CRÉDITO.

Caso você receba alguma ligação desta natureza, com este tipo de história, entre em contato com a Polícia Civil 197, Polícia Militar 190 ou entre em contato direto com a agência bancária em que mantém sua conta ou cartão de crédito.