JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

GV VEÍCULOS

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Comerciante morre de infarto e três indivíduos são presos em assalto nos Oliveiras

A "arma" usada no roubo e o
dinheiro recuperado

Foto: Divulgação / Polícia Militar
Um comerciante de 60 anos de idade morreu de infarto em tentativa de assalto a um bar no Bairro dois Oliveiras, na noite de ontem. Três assaltantes foram presos pela Polícia Militar, um deles foi linchado, depois amarrado por populares até a chegada da polícia e ficou com o rosto desfigurado. A arma do crime, que era uma furadeira imitando um revólver.

Pelos menos dois dos três indivíduos foram reconhecidos como sendo autores de um outro assalto no mesmo estabelecimento 10 dias antes e confessaram ter praticado outros roubos em bares da zona rural de Piedade. 

Segundo a Polícia Militar o roubo se deu por volta das 20h30min desta quarta-feira (27). Pai e filha estavam no balcão do bar, enquanto o genro do proprietário do Bar do Odair estava do lado de fora com outras duas pessoas. Uma motocicleta parou em frente ao estabelecimento, o adolescente J.V.F.B. de 17 anos, morador da Vila Élvio, desceu do veículo com o capacete na cabeça, dirigiu-se ao balcão e empunhando um objeto que parecia ser uma revólver, anunciou assalto exigindo todo dinheiro que havia no caixa. 

Walter Josué Machado Vieira pilotava a moto e fugiu do local
do roubo, mas, foi localizado pela Polícia Militar

Foto: Divulgação / Polícia Militar
O comerciante Odair de Oliveira pegou os R$ 98 que possuía e antes de poder entregar ao marginal sofreu um infarto e caiu ao chão. Sua filha de 23 anos de idade, retirou o dinheiro da mão do pai e passou para o adolescente e gritou pedindo socorro, percebendo que o pai cardíaco havia tido algum problema grave. As pessoas, dentre elas o genro de Odair, que estavam do lado de fora do bar, agarraram o menor de idade que resistiu e passou a lutar com eles. O adolescente foi contido, agredido pelas pessoas que estavam por ali e depois foi amarrado. 

O comparsa de J.V., Walter Josué Machado Vieira, chegou a descer da moto e tentou socorrê-lo, retirando o capacete da cabeça, porém, ao perceber que não conseguiria salvar seu amigo, correu de volta à moto e fugiu do local. Um terceiro indivíduo foi visto várias vezes antes do ocorrido passando em frente ao bar e poucos antes parou a moto em que estava e ficou observando a movimentação no estabelecimento. Odair foi socorrido por familiares, levado à Santa Casa de Misericórdia de Piedade, onde já deu entrada sem vida. O comerciante já havia sido vítima de roubo pela mesma dupla dez dias antes quando mais de R$ 2 mil foram levados do estabelecimento. O novo assalto foi demais para o combalido coração da vítima. 

O que parecia ser um revólver, na verdade era parte de uma furadeira elétrica, enrolada com fita isolante, que imitava uma arma de fogo.

A Polícia Militar foi acionada e os Soldados Cibele e Pires com apoio dos Soldados Lara e Paiz, estes de motocicletas da ROCAM, foram ao local, detiveram o menor e passaram a procurar pelos outros dois envolvidos no assalto.
J.V.F.B. 17 anos foi amarrado por populares
Foto: Divulgação
Com as informações dadas pelo adolescente que já estava preso os Policiais Militares seguiram até a Vila Élvio onde foi preso o desocupado Walter Josué Machado Vieira, 21 anos, que era quem estava pilotando a moto usada no assalto. Em seguida os policiais foram até a residência do menor A.B.A.A., de 16 anos de idade, no Bairro Soares, detendo-o, sob a acusação de ter dado cobertura aos outros dois indivíduos. Os três foram levados à Delegacia de Polícia e confessaram a autoria de outros assaltos a bares localizados nas margens da estrada da Vila Élvio e outros bairros da zona rural de Piedade. Walter, conhecido por "Waltinho", foi indiciado por roubo qualificado tentado, uma vez que o dinheiro foi recuperado e será transferido à Cadeia de São Roque. Os dois menores de idade deverão ser enviados à Fundação Casa. A Conselheira Tutelar Marlene Oliveira acompanhou os menores de idade até a chegada de suas mães à Delegacia de Polícia de Piedade.

A Polícia Civil irá intimar as vítimas de outros crimes praticados por uma dupla numa motocicleta preta para que compareçam à Delegacia de Polícia a fim de fazer o possível reconhecimento destes indivíduos como sendo os autores dos delitos. A motocicleta utilizada no assalto não foi localizada e os três rapazes não quiseram dizer onde está o veículo, que pode ter sido roubado no Bairro do Sarapuí dos Torres há duas semanas. A filha do comerciante havia trabalhado o dia todo na roça para tentar repor o prejuízo da ação anterior dos marginais.

Por determinação do Delegado Dr. José Chaves de Mello o corpo de Odair de Oliveira foi levado pela Organização Lemes Funerária ao Instituto Médico Legal de Sorocaba para passar por exame de necropsia. Caso fique comprovado que a causa da morte tenha sido um infarto a pena aplicada aos autores do roubo poderá ser aumentada.

Odair de Oliveira terá seu corpo velado no Velório Municipal e o sepultamento está previsto pára às 15h30min quando o féretro seguirá para o Cemitério Jardim Eterno (Novo).