JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sindicato dos Metalúrgicos protesta contra acidentes no Trevo da Usininha

Com média de um acidente a cada mês, o Trevo da Usininha, que faz a confluência da SP-79 e a Via Antonio Leite de Oliveira, no Bairro Boa Vista, é além de um local perigoso, um ponto de discórdia entre várias instituições.
Na última sexta-feira (24), membros da sub-sede Piedade do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, colocaram duas faixas no acostamento da sinistra rotatória. A atitude não foi bem recebida por representantes do DER que retiraram, por volta das 12h30min do mesmo dia, os materiais de protesto que teriam sido levados ao escritório regional do DER. O vereador Geraldo Pinto de Camargo Filho (PT) deu queixa da retirada das faixas na Delegacia de Polícia de Piedade. Desde janeiro de 2011 até  o último dia 22 de fevereiro, foram 14 acidentes no local, com uma vítima fatal neste período. Em 02 de dezembro, Weliton Morales Sabio, de 19 anos, morador da cidade de Capela do Alto, perdeu a vida após capotar um caminhão Mercedes Benz carregado com galões de água mineral.
           A Polícia Rodoviária faz sistematicamente alertas aos motoristas de caminhões e carretas que trafegam pela SP-79 sobre a necessidade, a fim de que aqueles que trafegam em sentido a Votorantim, desçam o longo trecho de aclive antes do trevo com seus veículos engrenados em marchas mais baixas, uma vez que o uso exaustivo e contínuo dos freios pode gerar falhas neste sistema, principal fator gerador dos acidentes, segundo alegação dos motoristas. Segundo consta o DER pretende implantar lombadas, dentre outras medidas, no trecho de declive que antecede o trevo, porém, faltariam recursos financeiros para esta pequena e tão importante ação por parte do poder público. O DER é um órgão vinculado à Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo, portanto, a intervenção depende do Governo do Estado. 



Imagens: Diego Cleberton