segunda-feira, 19 de março de 2012

Candidatos buscam vices e coligações para compor suas chapas

  Há pouco mais de seis meses da eleição municipal os candidatos a prefeito procuram partidos para fazer alianças a fim de definir quem serão os candidatos a vice-prefeito e as coligações possíveis.
     Nenhuma das chapas está ainda definida, embora, na semana passada comentários pela cidade davam conta que Marly Godinho, da Renovação Carismática seria a vice de Geremias pelo PT. A tendência de uma mulher estar junto ao atual prefeito na luta pela reeleição é muito grande, uma vez a candidatura de Maria Vicentina representar a presença feminina na política de maneira mais efetiva. 
Maria Vicentina (PSDB)
Foto:  micriscarlos.blogspot.com
Adilson Castanho (PV)
Foto: folhadepiedade.com.br
    A candidata tucana parece esperar por uma definição do PV sobre a candidatura do presidente da Câmara, Adilson Castanho, que está resolvido a ser prefeito de Piedade, não aceita em hipótese alguma ser vice com quem quer que seja e aguarda o apoio dos colegas de partido para disputar o cargo. Neste sábado o partido esteve reunido, mas, nada ficou definido ainda. Sábado próximo, 24, haverá nova reunião do PV. Vicentina irá ouvir os partidos  serem coligados sobre quem será seu companheiro de chapa. Os prováveis partidos a comporem com o PSDB são DEM e PP.
Bub (PMDB)Foto: tonisilvasorocaba.blogspot.com 
   Outra candidatura certa é a do atual vice-prefeito, Godofredo Werner pelo PMDB. Bube afirma que sua situação junto à Justiça Eleitoral esta regularizada, uma vez que estava com dupla filiação, porém, Bub já teria até o nome de seu candidato a vice dado como certo, mas, o alemão não anunciou ainda quem irá compor com ele. 
       No Democratas também há indefinição, embora o comerciante Rodolfo Sarabó, o Rudsat, esteja muito disposto a concorrer ao executivo, o partido ainda não resolveu se a candidatura própria será a saída, podendo o partido compor com Maria Vicentine ou Bube ao indicar o concorrente do DEM a vice-prefeito.
     O cargo de vice-prefeito parece ser a questão mais incerta. Vários nomes surgem, como Mané do Esporte do DEM, alguns nomes do PV, até mesmo o presidente do PP, o comerciante Pedro Nalli é cogitado para vice de Maria Vicentina. O ex-vereador e atual Diretor de Agricultura, Joaquim Leite do PPS, poderia surgir como vice de Geremias, já que o partido de Joaquim estaria com o atual prefeito, bem como o PDT, devidamente alinhado com o PT. O ex-vereador e candidato derrotado nas últimas eleições, Joel de Oliveira pleiteia uma vaga a vice de Bub.
    Partidos de menor expressão local como o PTB, PSC, PMN  e  PRB ainda não tem situação definida. Parecem estar no aguardo das decisões das outras siglas para se posicionarem.