Para receber o "prêmio" a vítima teria que fazer depósitos em contas administradas pela quadrilha. O golpe renderia cerca de R$ 150 mil para os marginais.
Feita a ligação já é possível perceber que apesar de tentarem tornar crível a proposta, os ladrões não percebem que a suposta vítima passa-lhes a senha (fictícia) errada. Em outro momento o espertalhão diz que o chip Vivo do nosso amigo é o campeão, depois corrigem dizendo que é o 6º, mas se esquecem que haviam colocado que era o 5º sorteado. A "vítima hora fala que está em sua casa e em outro momento diz estar numa lanchonete, porém, isto passa despercebido pelos marginais. Apesar das contradições e erros, toda encenação é muito bem feita, com personagens como supervisor e outros cargos importantes da falsa empresa. O nome utilizado pelo "ganhador" é fictício. Confira no vídeo abaixo como se dá o golpe:
Edição e produção: Diego Cleberton
Dicas para evitar golpes aplicados via celular:
- Não acredite em prêmios surpresas oferecidos pelo telefone celular.
- Não aceite fazer recadastramento por celular com pessoas que se passam por funcionários de instituições financeiras, INSS, Poder Judiciário, Cartório Eleitoral, operadoras de cartão de crédito, etc.
- Não forneça informações pessoais em hipótese alguma a desconhecidos.
- Chamadas a cobrar: bandidos usam este tipo de ligação para clonar sua linha telefônica (fixo pu celular) para aplicar golpes ou simplesmente usar o seu telefone.
- Atenda as ligações com rapidez e objetividade.
- Jamais divulgue seu número de telefone em sites de relacionamento na internet.
- Crianças com idade até 10 ou 12 anos não devem atender o celular.
- Evite passar seu número de telefone em cadastros de empresas desconhecidas ou anotar no verso de cheques.
- Em caso de dúvida sobre uma ligação ligue para a polícia imediatamente: 190 Polícia Militar.