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quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Multas nas marginais da Raposo crescem 51,9% após aumento do limite de velocidade

8.976 pessoas foram flagradas e autuadas por dirigir acima do permitido, que é de 70 km/h desde a mudança.

 
O número de motoristas autuados nas marginais da rodovia Raposo Tavares (SP-270) - desde que começou a valer, no dia 24 de setembro, o novo limite de velocidade fixado em 70 km/h para o tráfego que corta o trecho urbano de Sorocaba - cresceu 51,9%. O limite anterior era de 60 km/h. De acordo com dados da Polícia Rodoviária, em 48 dias, ou seja, desde o início de operação do novo limite de velocidade até o dia 9 de novembro, 8.976 pessoas foram flagradas e autuadas por dirigir acima do permitido, enquanto que no mesmo período de dias antes da entrada em vigor dessa nova regra de tráfego, o número foi de 5.908.
         A mudança realizada pela Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e informada oficialmente no dia 13 de setembro atende o pedido da Polícia Militar Rodoviária, cujas estatísticas apontavam um número crescente de multas por conta do excesso de velocidade. Ainda de acordo com a corporação, um levantamento realizado apontava que, apenas nos primeiros meses de 2011, quando o limite era de 60 km/h, os radares naquele acesso fizeram média de 165 autuações diárias.
        Os radares móveis ficam instalados nas marginais da Raposo Tavares, entre os quilômetros 95 e 105. Segundo a Polícia Rodoviária, os dados são encaminhados ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de São Paulo para a elaboração das multas aos motoristas infratores. O uso do radar na marginal da Raposo Tavares está de acordo com as normatizações do Código de Trânsito Brasileiro e a resolução número 146/2003 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ou seja, a colocação do equipamento é feita em locais com estudo técnico, além de haver sinalização com a velocidade máxima permitida e aviso da fiscalização.
         De acordo com a concessionária CCR/Viaoeste, foi o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) quem fixou os 60 km/h e a mudança ocorreu após consulta do município ao órgão. "Isto se deu em razão de um pleito do município que foi submetido para o DER-SP que realizou um estudo avaliando a geometria horizontal e vertical das pistas, acessos, velocidade média praticada pelos motoristas e volume de entrelaçamentos. Com isso, foi admitido por meio de publicação em Diário Oficial que a rodovia passaria a ter novo limite de velocidade, de 60 para 70 km/h. A partir daí, foram modificadas as velocidades e veiculadas informações educativas sobre a necessidade do motorista respeitar o limite imposto na via. São veiculadas informações educativas por meio de faixas, nos painéis e distribuição de folhetos nas seções dos pedágios. Este é o nosso papel", explicou o coordenador de Interação com o Cliente da concessionária, Fausto Camilotti, que concluiu: "O processo de fiscalização de velocidade por meio de radares, fixos, estáticos e até móveis é de competência do policiamento rodoviário e DER-SP."



 
Fonte: Site do Jornal Cruzeiro do Sul
 
Confira matéria na íntegra, acesse:
http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=435398