JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

GV VEÍCULOS

domingo, 9 de dezembro de 2012

Professor Valter comemora faixa-preta e pódio de alunos no Campeonato Paulista de Jiu-Jitsu

Ajoelhados: Professor Valter (centro), Roger e Jorge Paulo, pai e filho vice-campeões paulista (esquerda). À direita Ozéias Santos (quartas final)  e Tiago Sastre,  3º colocado no Campeonato Paulista de Jiu-Jitsu.
O Professor Valter e alunos da Academia Arena Fight obtiveram importantes conquistas. Valter foi graduado faixa-preta no Jiu-Jtsu e quatro lutadores obtiveram respeitáveis resultados no Campeonato Paulista da categoria disputado no início do mês.

      As últimas duas semanas foram de grandes alegrias para Valter Moreira dos Santos. A maioria pode não conhecê-lo, mas, por certo que ao conhecerem suas história passarão a admirá-lo e respeitá-lo. Piedadense, 36 anos, começou a trabalhar como açougueiro aos 13 anos de idade e a estudar música e a trinar várias modalidades esportivas ainda muito jovem. Hoje Valter é professor de tuba do Conservatório Artístico Musical "Davino Tardelli da Silva".
      As artes marciais, a música, definem bem o caráter deste homem de temperamento tranquilo e sereno, mas, que gosta de muita ação. Seu sonho desde criança foi se tornar um lutador de boxe e no ano de 1995 começou a praticar o esporte. Por quatro anos foi aluno de Lucas França ex-campeão brasileiro de Boxe na categoria médio-ligeiro em Sorocaba. Sendo que o Judô faz parte de sua vida há um bom tempo. No ano de 2.000 começou a praticar o Jiu-Jitsu, oportunidade em que conheceu o amigo e Professor Gilban Espinosa, grande incentivador para continuar na prática da modalidade, " foi um período de muita dedicação, viajava para Itu para treinar, tinha que ter muita persistência para continuar os treinamentos, e isto devo ao Gilban", explica Valter.
    Com o encerramento das atividades da academia onde treinava, Valter teve que interromper por um ano e meio  teve que interromper o aprendizado. Foram seis angustiantes meses sem lutar, até que no início de 2.002 retomou os treinamentos em Sorocaba após convite do Professor Herman Gutierrez a Valter e outros atletas locais. Novamente pé na estrada para ira à academia e prosseguir naquilo que tanto ama fazer e que nunca deixou de fazer, seja nos tatames ou na vida, lutar, sempre com muita dedicação e pertinácia.
Dos treinos surgiu a amizade com o Professor Herman Gutierrez, que em seguida o convidou para dar aulas e a cada  ano uma inesperada, mas, merecida, nova graduação, "sempre sob a tutela do Professor. Herman Gutierrez", destaca o piedadense.
Valter (quimono azul à esquerda) em preleção com os alunos:
"As conquistas são pra vida toda, temos sempre que buscar
os nossos sonhos".
Até que, no último dia 25 de novembro a maior e mais agradável surpresa. A tão sonhada faixa preta, recebida justamente das mãos do grande mestre Otávio Almeida. Motivo de enorme alegria e satisfação pessoal. "Depois e tantas dificuldades, de tanta dedicação, alcançar esta graduação é muito gratificante e apesar de almejar esta conquista, a gente faz tudo com tanta garra que acaba não percebendo que está próximo de chegar onde queríamos e nos surpreendemos", diz Valter. Sem dúvida um prêmio por tanto empenho, respeito e lealdade ao esporte, ao Jiu-Jitsu. Valter que já foi professor de boxe por seis anos e ainda treina judô wrestling  e capoeira, torna-se oficialmente  professor de Jiu-Jitsu. Esta variação de modalidades é um importante diferencial e dá ótima estruturação ao atleta.
     Valter teve uma nova e recompensante alegria no dia 02 de dezembro. No Campeonato Paulista da modalidade, quatro de seus pupilos obtiveram importantes conquistas. Jorge Paulo Vaz, 40 anos, na categoria Senior, enquanto seu filho, Roger da Silva, 23 anos, na categoria adulto foram os vice-campeões da competição, Tiago Taveira Sastre, 16 anos, que já é medalhista no judô, alcança o terceiro lugar no Juvenil, enquanto  Ozéias Silva dos Santos eliminado nas quartas de final. Três deles, Roger, Tiago e Ozéias são patrocinados pela empresa TRX Imóveis.
A luta continua - Após a obtenção destas conquistas, Valter e seus alunos seguem se aprimorando, sempre em busca de novos desafios e o professor tem objetivos bem claros: "O esporte, bem como a música serve para todos os vínculos sociais, oferece oportunidades e possibilita um  aprendizado de vida muito positivo e que certamente ajudarão na boa formação dos jovens. Devemos levar este aprendizado aos maior número de pessoas e ajudar a construir uma sociedade melhor. Lutar e trabalhar faz parte da vida de quem pretende alcançar seus sonhos, é por isso que me dedico todos os dias", relata com sua  peculiar serenidade o Professor de Tuba e Jiu-Jtsu, que trabalha seis dias por semana como açougueiro, já há mais de 20 anos no Açougue dos amigos Toninho e da Mirtes no Mercado Municipal de Piedade.