JORNAL BOM DIA PIEDADE

GV VEÍCULOS

Céu - Xavier - PAFE

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Retorno à Rádio Nova Geração - agradecimentos e constatações


"Faltando um dia para completar seis anos de minha estréia na Rádio Nova Geração FM, deverei retornar ao trabalho jornalístico iniciado em 05 de fevereiro de 2007. Na próxima segunda-feira, 04 de fevereiro de 2013, às 17 horas isto deve acontecer."
    "Este texto tem caráter pessoal e peço licença aos leitores do Blog "Bom Dia Piedade" para compartilhar o momento que estou vivendo. Sinto certo constrangimento em expor meus pensamentos e aquilo que aconteceu desde que saí da emissora em 29 de julho de 2011. Passado pouco mais de um ano e meio, depois de uma tentativa frustrada de retorno, não sinto aquela euforia que tomava conta de mim quando pensava num possível retorno. A vida e o tempo nos ensinam a ficarmos mais comedidos. Os motivos pelos quais este trabalho foi interrompido agora já não mais interessam. Importante é registrar a caminhada neste interstício que parece ter durado uma eternidade. Se afastar daqueles que faziam parte de um dia-a-dia agitado e gostoso foi difícil. Digo afastar porque apesar de ainda estar em contato com muitos deles, não pude mais atuar de maneira a ajudar a melhorar um pouco e ou ao menos dar uma palavra de conforto nas mensagens que proferia ao término de cada programa.
      O caráter jornalístico, muitas vezes era tomado pela emoção, dava um tom diferente e, se por um lado comovia muitas pessoas, por outro, algumas vezes incomodava outras poucas.
    Neste meio-tempo, trabalhei em Votorantim por seis meses, de agosto de 2011 a fevereiro de 2012. Estreitei minha amizade com o Diego Cleberton, idealizador, criador e parceiro nesta empreitada na internet, que cresce a cada dia. Para o amigo leitor ter uma ideia deste progresso. Em janeiro do ano passado tivemos 30.319 acessos, já neste mês que se encerra hoje, deverá faltar pouco para atingirmos 90.000 acessos no período, quase o triplo de pessoas interessadas nos acontecimentos de nosso município. Piedadenses - ou não - que buscam na internet a fonte de notícias de sua terra, seja aqui ou em qualquer parte do mundo. Índices que nos alegram, mas, que não servem como sustento financeiro. 
     É muito difícil viver de jornalismo numa pequena cidade do interior. Existe uma enorme desproporcionalidade entre a expectativa e exigência das pessoas com a remuneração que se percebe por tal ofício. Há o reconhecimento, isto é importante, necessário e ficamos muito gratos com esta manifestação positiva. Porém, falta-nos sustentação material para melhorar este trabalho, na maneira que gostaríamos que fosse e para atender aos anseios daqueles que buscam informação, utilidade pública e prestação de serviços, seja na rede mundial de computadores, seja no rádio ou na imprensa escrita. Cobra-se muito, paga-se muito pouco. Aquilo que é prioridade deixa de sê-lo quando as pessoas - a maioria - precisa desembolsar alguma quantia a mais para manter um trabalho que, se não tem a qualidade esperada, jamais terá se não houver colaboração da sociedade a que este veículo representa. Sérgio Takamune do Jornal Terra que o diga, é difícil, muito difícil. Com ele estou há quase seis anos. Me ajudou muito este cara.
       Este texto não pretende ser um desabafo, mas, sim, um agradecimento. Primeiro a Deus, nosso Pai Eterno, que nos provê de tudo, sempre. Segundo a meus pais, Wilson e Lêda, meus irmãos, meus avós, minha esposa, minha enteada, meus tios, meus amigos, meus mestres, Dona Ritinha, Dona Aparecida Romano, Dona Mana e tantos outros professores. Ao pessoal da Rádio Nova Geração pela nova oportunidade. Aos tropeços, erros, desacertos, que deixaram cicatrizes, algumas feridas ainda abertas, marcas que nos acrescentam sabedoria, serenidade, franqueza, humildade e mais amor naquilo que fazemos. O remorso e a culpa também caminham juntos, estes se esvairão nas próximas existências e assim deverei ser um ser melhor, mais justo, mais equilibrado, ciente dos benefícios que Deus me deu e das obrigações para com Ele e seus filhos. 
   Ao pensar em retornar a uma cabine de rádio me vêm estes pensamentos e tantos outros. Todos muito bons e positivos, pois, o que mais quero na vida é poder ajudar aos meus semelhantes através de um microfone, cuja voz se emana pelas ondas do rádio atingindo não se sabe onde o ouvido e o sentimento de pessoas que sequer imaginamos que existem. Posso não saber delas, mas, elas sabem de mim, do que penso, do que quero, do temo, do que sinto. 
    Um trabalho sensível deve procurar assim captar as necessidades, anseios e angústias de desconhecidos e transformar em palavras que possam atingir a quem tem o poder de mudar para melhor a vida destas pessoas. Por tudo isso e tantas outras coisas, agradeço mais uma vez a Deus, por ter iluminado as mentes que permitiram minha volta à rádio e quero manifestar com imensa alegria a gratidão que tenho pelas pessoas, principalmente as queridas e valorosas senhoras que se manifestara a meu favor, fizeram abaixo-assinado, que estiveram presentes e ajudaram a este sonho voltar a acontecer. 
     Aos 431 eleitores que depositaram sua confiança na última eleição, entendendo que eu poderia bem representá-los, meu muitíssimo obrigado, espero que não os decepcione em momento algum. Se pareço ausente fisicamente, estou presente em ações que pretendem preencher suas expectativas. Claro, devo agradecer novamente à emissora pela nova oportunidade.
      Alguns podem perguntar porque este texto está sendo publicado hoje. Simples mais um mês termina, outro se inicia amanhã, e, espero do fundo da alma que tudo possa melhorar, afinal, vivemos novos tempos, com mais liberdade e esperança e assim este agradecimento acontece neste 31 de janeiro de 2013. Muito obrigado a todos!"

                                                                         André Gomes