Equipe reunida com a prefeita Foto: Assessoria Comunicação/Prefeitura de Piedade |
A prefeita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSDB) se reuniu com diretores para apresentar as etapas que devem ser cumpridas para inscrever Piedade em diversos programas do Governo Federal que viabilizam liberação de recursos para o município.
A reunião ocorreu logo após a prefeita participar do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável, realizado em Brasília (DF) no período de 28 a 30 de janeiro, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.
“Precisamos ter planejamento e foco para apresentarmos projetos detalhados”, afirmou Maria Vicentina. “Vejo grandes possibilidades, gostaria de pedir empenho de todos para inserir Piedade em programas que contribuam, efetivamente, com o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou a prefeita.
Maria Vicentina falou do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) que possibilita a liberação de verbas para o Minha Casa Minha Vida, concessão de rodovias, saneamento, educação, saúde, espaços culturais e esportivos, entre outros. A prefeita distribui livros e cartilhas que indicam os procedimentos e período de inscrição dos municípios em diversos programas, que atendem, ainda, as áreas da agricultura, turismo, tributos, trânsito e social.
O evento
Realizado em Brasília, no mês de janeiro, o encontro teve o objetivo de apresentar aos novos gestores municipais os programas do governo federal e de que maneira eles têm reflexo direto nas Prefeituras. A programação foi organizada com base em quatro eixos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania.
O Encontro se deu em cinco auditórios onde ocorreram palestras das programações principal e paralela, além de oficinas de capacitação e mesas de boas práticas. Também esteve à disposição dos gestores municipais 26 estandes de ministérios e de órgãos com influência direta no cotidiano dos municípios, como por exemplo, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.
A programação contemplou ministérios que executam políticas mais descentralizadas e com contato maior com os executivos municipais. Foram discutidas e apresentadas as principais políticas em Educação, Saúde, Economia e Infraestrutura. No primeiro dia, o destaque foi as Políticas voltadas para as Mulheres, bem como o Plano Brasil Maior e Desenvolvimento Local. No segundo dia, com programação mais extensa, foram abordados o Brasil Sem Miséria, o PAC 2, o enfrentamento ao Crack, dentre outros. No último dia, a agenda foi para os programas de Prevenção a Desastres Naturais, a programas de Desenvolvimento Rural Sustentável, além do relacionamento entre União e Municípios.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Piedade