JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

GV VEÍCULOS

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Vacinação contra Polio termina hoje. Ampliada vacina para Hepatite B

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo prorrogou a vacinação contra a paralisia infantil até sexta-feira, 28 de junho. De acordo com o calendário nacional, a campanha terminaria na sexta-feira, dia 21 de junho.

A Diretoria da Saúde de Piedade registrou 92,89% de cobertura da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite), desde o primeiro dia da ação, 08 de junho.  No total foram vacinadas 2.795 crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos na cidade. A Diretoria da Saúde pede que os pais ou responsáveis levem aos postos de saúde a caderneta de vacinação das crianças. A ideia é aproveitar a campanha para atualizar as doses de outros tipos de vacina que estejam em atraso.

São Paulo não registra casos de poliomielite desde 1988 e no Brasil o último caso foi há 24 anos, mas o vírus ainda circula em outros países. Segundo especialistas da área da saúde, a vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Os pais ou responsáveis que ainda não levaram as crianças com a idade correspondente (entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias) para tomar as duas gotinhas da vacina Sabin, devem procurar hoje o Ambulatório Médico e Odontológico Municipal de Piedade (AMOMP), no horário normal de funcionamento das 7h30 às 11h e das 12h às 15h45.

Vacinação contra a Hepatite B é ampliada por determinação do Ministério da Saúde

O Ambulatório Médico e Odontológico Municipal de Piedade (Amomp) comunica que o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de pessoas que devem ser vacinadas contra a “Hepatite B”. A partir de agora, homens e mulheres que tenham entre 30 a 49 anos também poderão receber a dose da vacina que até então só era disponibilizada para pessoas de até 29 anos.

A hepatite B é uma doença infecciosa, viral, existente em todo o mundo, embora com incidência maior em algumas regiões. Ela pode se desenvolver com ou sem sintomas, e é responsável por elevado número de casos de cirrose hepática e câncer no fígado, em decorrência da infecção crônica.

A transmissão ocorre pelo sangue, por meio do compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis ou pela via sexual. É necessário levar a carteira de vacinação, e o horário disponível é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 11h00min e das 12h00min às 15h45min.

O endereço do Ambulatório é: Via Antônio Leite de Oliveira, n.º 100, Bairro Paulas e Mendes. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3244–1228.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Piedade