JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

GV VEÍCULOS

segunda-feira, 1 de julho de 2013

7ª Edição da Festa da Cerejeira e inauguração do Jardim Oriental marcaram final de semana

Foto: Assessoria de comunicação / Prefeitura de PIedade
Atrações típicas japonesas e grupos piedadenses abrilhantaram o evento; Jardim Oriental foi inaugurado com participação da colônia japonesa. Cerca de cinco mil pessoas passaram pelo Recinto de Festas “Vila Maria” nos dois dias de evento, 29 e 30 de junho, da 7ª Edição da Festa da Cerejeira. O evento, gratuito, foi promovido pela Prefeitura de Piedade, por meio dos Departamentos de Cultura e de Turismo e da Coordenadoria de Meio Ambiente.


A árvore de Cerejeira (Sakura Matsuri) é admirada, principalmente no contexto das antigas guerras, período em que a vida era comparada à fragilidade da flor. Em Piedade, o evento, que é promovido com apoio da colônia japonesa, representada pela Associação Cultural e Esportiva de Piedade (ACEP), simboliza o valor sagrado da árvore e, por isso, a florada é comemorada com a festa.
Dança típica do Japão
Foto: Assessoria de comunicação / Prefeitura de PIedade

Entre as atividades estavam opções para todos os gostos. A praça de alimentação ofereceu desde comidas japonesas, até pratos da culinária nordestina. Além disso, o evento contou com tendas de artesanato, distribuição de mudas de cerejeira e atrações artísticas e musicais de grupos piedadenses.

Alunos do Projeto Guri  em sua apresentação
Foto: Assessoria de comunicação / Prefeitura de PIedade
Diversas atrações envolveram a população - No sábado, 29, houve apresentação do grupo de Taikô, Choro do Conservatório Artístico Musical “Davino Tardelli da Silva”, Academia Esparta, Dj Darojo e Carlinhos Sales. No domingo, 30, as atrações ficaram por conta da Academia Arena Fight, Dança Japonesa, Taekwondo, Projeto Guri, grupos do Conservatório Artístico Musical “Davino Tardelli da Silva”, grupo de Taikô e Samba Jovem. A festa foi encerrada com a exibição da final da Copa das Confederações, entre Brasil e Espanha.

População participa da Inauguração do Jardim Oriental 

O Jardim Oriental, localizado na mesma área onde está um dos pontos turísticos de Piedade, a Pedra do Elefante (no km 101 da Rodovia SP-250), foi inaugurado no último sábado, 29/6. A cerimônia reuniu autoridades municipais, com presença da prefeita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSDB), do vice-prefeito Renaldo Corrêa da Silva (PV), do presidente da Associação Cultural e Esportiva de Piedade (ACEP) Hideo Nakajima, de diretores e servidores do Poder Executivo, dos vereadores Claudio Eduardo Nadaleto e Norton Yoshio Nakayama, e da população.

Em discurso, Maria Vicentina ressaltou a importância da obra e da parceria com a ACEP. “Esperamos que o Jardim Oriental atraia cada vez mais visitantes, fomentando ainda mais o turismo em Piedade. Este local é um grande presente para a população e para a colônia japonesa que tanto contribui com o nosso município”, afirmou.

Descerramento da placa do Jardim OrientalFoto: Assessoria de comunicação / Prefeitura de PIedade
O Jardim Oriental conta com pista da caminhada, passeios temáticos com caminhos de pedras, mirante com cobertura (quiosque) em arquitetura oriental, iluminação temática, paisagismo com plantio de grama e cerejeiras, jardim zen, pontes, entre outros atrativos. 

Após o encerramento da cerimônia, o grupo de Taikô fez uma apresentação aos presentes. A coordenadoria de Meio Ambiente distribuiu sementes de cerejeira, explicando os processos do plantio. Um coquetel foi oferecido pela ACEP aos convidados, organizado por Fumiko Sakagutchi. A obra foi construída com recursos do convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio do Ministério do Turismo, e contrapartida da Prefeitura.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Piedade