De acordo com relatos dos Soldados Santa Cruz e Andreus em Boletim de Ocorrência, a própria mãe do adolescente acionou a polícia, uma vez que por volta das 17h30min seu filho M. G. D. J. (foto) chegou em casa muito transtornado devido ao seu estado de embriaguez e passou a quebrar vários objetos no interior da residência. O padrasto do rapaz, o aposentado Alaércio Davino da Silva, 75 anos, interveio na intenção de contê-lo, porém, M. passou a agredi-lo com socos s chutes, vindo a derrubá-lo ao chão. Com a vítima caída, o menor passou a desferir pauladas pelo corpo e cabeça do aposentado. A mãe, uma diarista de 51 anos de idade, tentou segurar o filho e também levou safanões que resultaram em pequeno ferimento em sua testa. A violência só parou com a chegada dos policiais militares.
Alaércio sofreu várias lesões pelo corpo e cabeça. No chão da cozinha formou-se uma poça de sangue. O aposentado foi socorrido, levado à Santa Casa de Misericórdia de Piedade e em razão dos ferimentos sofridos em sua cabeça, teve que ser transferido ao Hospital Regional de Sorocaba em estado grave, uma vez que foi constatada uma fratura em sua face.
O adolescente justificou que seus atos de violência contra o padrasto se deram porque o aposentado teria tentado agredir à sua mãe, contudo, a mulher nega a versão do filho. Por determinação do Delegado Titular de Polícia de Piedade, Dr. José Chaves de Mello, M. G. D. J. foi indiciado por lesão corporal dolosa e transferido para a Fundação Caa de Sorocaba.