No próximo dia 10 de agosto, profissionais da área do Direito (juízes, advogados, policiais, procuradores etc.) estarão se reunindo no Centro Arquidiocesano de Pastoral – CAP para fundar a União dos Juristas Católicos de Sorocaba.
O Juiz de Direito aposentado José Antonio Colombo, um dos responsáveis por essa novidade, informou que a entidade almeja, dentre seus principais objetivos, promover a capacitação dos fiéis leigos da área jurídica para exercer suas atividades funcionais sempre de acordo com a ética cristã, em fidelidade ao Magistério da Igreja Católica.
Esclareceu, também, que a formação dessa entidade atende à intenção de Dom Eduardo Benes, o Arcebispo Diocesano de Sorocaba, de contar com um canal que favoreça a permanente comunicação e interação do laicato local com a Igreja Católica e com a sociedade em geral. Tal medida visa, notadamente, promover o protagonismo do leigo católico, mediante o despertar de sua consciência sobre o seu efetivo papel no mundo atual, onde deve viver e difundir os valores do Evangelho de Jesus Cristo, a partir de seu ambiente de trabalho.
Associações de Juristas Católicos, com essa ou com outras denominações próximas, já existem em vários Municípios brasileiros. O termo jurista, nesse âmbito, designa aquele que trabalha, estuda e procura dar um sentido justo e humano ao Direito, colocando seus conhecimentos a serviço do bem-comum.
Por fim, Colombo ressaltou que, dessa forma assim, todos os católicos leigos com atuação na área do Direito – o que também inclui os estudantes -, tanto de Sorocaba como das demais cidades da Arquidiocese de Sorocaba, estão convidados para integrar a nova entidade. Para tanto, basta que compareçam no CAP (av. Dr. Eugênio Salerno nº 60 - Centro), às 8h30min do dia 10 de agosto, independentemente de inscrição prévia e de qualquer pagamento.
Para mais informações – 3221 7083 - José Antonio Colombo