Tempo seco propicia a rápide propagação do fogo Foto: Divulgação |
Com as queimadas se propagando por todos os cantos do município nestes dias secos de inverno a Guarda Municipal tem procurado combater esta prática criminosa, tão nociva ao meio ambiente, à saúde das pessoas e que quando ocorre junto à rodovias, como neste caso, leva grande risco de acidentes, uma vez que a visibilidade fica muito prejudicada para os motoristas e motociclistas.
No início da tarde desta terça-feira (13) um aposentado de 62 anos, moirador do bairro Paruru, em Ibiúna foi detido e levado à Delegacia de Polícia de Piedade pelos Guardas Municipais Souza e Misael, para averiguação.
Uma testemunha que mora nas imediações da rotatória que liga as rodovias SP-79 e SP-250, próximo ao Kai-kan, disse ter visto o aposentado saindo de uma área de catingueiro e cerca de 10 minutos depois o fogo se alastrou pelo mato, vindo a atingir alguns eucaliptos.
O acusado se defendeu dizendo que adentrou à mata para urinar e que passava pelo local porque tem um sítio próximo dali. Após a elaboração do Boletim de Ocorrência as partes envolvidas foram liberadas.
Em Piedade a Lei nº 4185 de 25 de maio de 2011, dispõe sobre a proibição de queimadas no município de Piedade e prevê multas de 0,5 até 10 salários mínimos a quem comete este tipo de infração.