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terça-feira, 13 de agosto de 2013

Onda de saques irregulares em contas do Banco do Brasil continua

Casos de saques e compras eletrônicas irregulares em contas de clientes do Banco do Brasil de Piedade se multiplicam. Para reaver o dinheiro correntistas, poupadores, aposentados e titulares de contas-salário têm que redigir escrever uma declaração de na qual assumem que nenhuma pessoa não autorizada teve acesso ao cartão e à senha da conta. Analfabetos precisam recorrer a terceiros para efetuar tal procedimento.


Uma nova onde de operações fraudulentas parece estar em andamento há algumas semanas nas agências do Banco do Brasil de Piedade. nesta segunda-feira (12), quatro novos casos foram registrados na Delegacia de Polícia, nos quais, desconhecidos vêm subtraindo valores das contas de clientes.

A primeira vítima a prestar queixa ontem foi uma faxineira de 39 anos, moradora do bairro Jurupará. De sua conta saíram R$ 500 em compras eletrônicas efetuadas no último dia 15 de abril. Outro caso se refere a uma professora de 28 anos, do bairro dos Correias, que teve 200 subtraídos também em compras eletrônicas feitas no dia 25 de julho último. Já um outro correntista, cujos dados não foram revelados, afirma ter tido prejuízo de R$ 715,56 da mesma forma que as vítimas anteriores. As operações se deram em 17 de julho de 2013. O último caso reclamado em Boletim de Ocorrência (BO) diz respeito saques da ordem de R$ 670 efetuados por pessoa não autorizada na conta (CPB Controle de Pagamento de Benefícios), de uma aposentada de 78 anos, moradora do bairro Cotianos.

Para serem ressarcidos dos valores sacados irregularmente, o banco exige que o cliente escreva de próprio punho uma declaração na qual conste os dados da operação, agência, conta e que se responsabiliza em afirmar que ninguém utilizou de maneira indevida seu cartão e senha, sob pena, caso seja constatado o contrário, de punição ao cliente lesado. A medida vem trazendo alguma dificuldade a alguns clientes, apesar de um modelo da declaração com os dizeres que devem ser apostos ser impresso e entregue à pessoa. Ocorre que algumas pessoas sabem apenas "escrever" seus nomes e com isto não conseguem redigir tal documento. Para tanto precisam do auxílio de outras pessoas. Em todos os casos em que fique confirmada a fraude o Banco do Brasil tem agido com lisura e ressarcido os clientes prejudicados. 

Com o aumento do número de casos registrados, funcionários da instituição financeira já estão instruindo os clientes a não  prestarem queixa na Delegacia de Polícia, mas, apenas a tal declaração. Nos últimos dias são cerca de 20 situações similares que contam de BOs na delegacia de Piedade. A Polícia Civil afirma que não consegue investigar os casos devido às dificuldades criadas pelos funcionários do banco.