Bela plumagem atrai criadores www.flickriver.com.br |
Um aposentado de 58 anos de idade foi detido pela Guarda Municipal sob a acusação de que estaria vendendo um belo pássaro silvestre no bairro dos Cotianos, na tarde desta segunda-feira.
Segundo informações obtidas na Delegacia de Polícia de Piedade, às 13h05min, os Guardas Municipais Albuquerque e Silva receberam denúncia anônima de que um homem estaria na rua Capitão Moraes vendendo um pássaro.
Os GMs foram ao local e localizaram o aposentado e com ele uma gaiola contendo um Garibaldi (chrysomus ruficapillus), pássaro de bela plumagem, também conhecido como "Chapéu-de-couro", espécie muito cobiçada por criadores que atuam na clandestinidade.
A ave foi apreendida e levada à Delegacia de Polícia, juntamente como o homem que a vendia. O aposentado disse que "achou" o pássaro e então pensou em vendê-lo. Após a elaboração do Termo Circunstanciado de Ocorrência, o Garibaldi foi encaminhado à Fazenda Tarumã, em Tapiraí, onde existe um criadouro autorizado pelo IBAMA que recolhe animais e aves que estejam em situação de risco.
O aposentado foi indiciado com base no Artigo 29. da Lei 9605/98: Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Que prevê pena de detenção de seis meses a um ano, e multa.