sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Fábio Bello é o novo Prefeito de Ibiúna

Foto: JP Ibiúna

Fábio Bello (PMDB) enfim foi diplomado prefeito de Ibiúna (foto). O documento foi expedido na tarde de hoje (6) pelo juiz Wendell Lopes Barbosa de Souza, após a recontagem dos votos das eleições 2012. Ele foi empossado na Câmara Municipal.


O ato pode por fim na indefinição da política ibiunense que já durava mais de 11 meses. Ainda cabe um novo Mandado de Segurança (MS), agora por parte do Professor Eduardo (PT), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP).

Entenda o caso

Fábio Bello foi o mais votado nas Eleições 2012, mas teve o seu registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral com base na Lei da “Ficha Limpa” por ter sido condenado pelo Tribunal de Justiça (TJ-SP) pela contratação sem licitação de transporte escolar no período em que era prefeito de Ibiúna. Isso garantiu a diplomação do atual prefeito Professor Eduardo (PT), que foi o segundo colocado no pleito.
Entretanto, o ex-prefeito conseguiu, em outubro do ano passado, uma Medida Cautelar no STJ anulando os efeitos da condenação no TJ-SP, até que o mérito do processo seja julgado pela corte.
Com a Cautelar, o TSE, em sessão realizada no dia 27 de junho, entendeu que Fábio Bello poderia sim assumir a prefeitura de Ibiúna. Só que a publicação do acórdão levou mais de 40 dias e só saiu no dia 6 de agosto.
Juiz Wendell lê o termo de posse de Fábio Bello como prefeito de Ibiúna
foto reprodução JP
Mesmo com a decisão do TSE, no último dia 21 de agosto, o juiz-substituto da 2ª Vara de Ibiúna, Bruno Luiz Cassiolato, negou o pedido de diplomação de Fábio Bello.
Entretanto, na noite da última sexta-feira (30), a juíza relatora Clarissa Campos Bernardo, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), acatou um Mandado de Segurança interpelado por Fábio Bello determinando a recontagem dos votos das últimas eleições para prefeito no município, fato este que ocorreu na tarde de hoje (6), no Cartório Eleitoral de Ibiúna, onde centenas de pessoas comemoraram a diplomação.