Piedadenses aderiram à campanha pela redução de impostos sobre medicamentos Foto: Assessoria / Deputada Maria Lúcia Amary |
Dando sequência na coleta de assinaturas com o propósito de mobilizar a população e sensibilizar o Governo, a campanha "Remédio Mais Barato" foi até a cidade de Piedade no último sábado (12).
O posto para a realização do abaixo-assinado ficou no Festival Gastronômico Sabores de Piedade - Edição alcachofra e morango, e colheu cerca de 300 assinaturas, com a participação da prefeita Maria Vicentina (PSDB).
A campanha teve início no dia 15 de agosto, em Sorocaba, e já passou por Brigadeiro Tobias, Votorantim, Iperó e Porto Feliz. Atuando apenas nas sextas-feiras e aos sábados, a campanha já recolheu mais de seis mil assinaturas da população.
A coleta de assinaturas é fruto da Frente Parlamentar para Desoneração Tributária dos Medicamentos, lançada em junho na Assembleia Legislativa de São Paulo e coordenada pela deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB).
“Estudos mostram que 50% da população brasileira não têm condições financeiras de comprar remédios. Além disso, a classe mais endividada do País é a terceira idade, sendo o motivo os gastos na saúde, principalmente com os medicamentos”, ressalta a deputada Maria Lúcia.
Impostos
De acordo com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo, o Sindusfarma, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é o tributo que mais pesa no preço do produto. Sua alíquota é, em média, de 18%. No total, o percentual que representa a quantidade de impostos sobre os medicamentos é de 33,9%.
Quem tiver interesse em colaborar com a campanha ‘Remédio Mais Barato’, poderá, também, fazer a assinatura por meio digital, através do site www.meuremediomaisbarato.com.br. Além disso, para quem mora na região de Sorocaba, a programação da campanha estará disponível no site da deputada (www.deputadamarialucia.com.br) ou na página do Facebook: www.facebook.com/meuremediomaisbarato.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Deputada Estadual Maria Lúcia Amary