JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

GV VEÍCULOS

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Cidadania - Funcionários da ECIL participam da campanha "Outubro Rosa"

Conscientização da importância da campanha "Outubro Rosa"
Teve adesão maciça dos funcionários da ECIL
Foto: Swien de Souza Rodrigues
A ECIL prestigiou a campanha mundial Outubro Rosa (de prevenção ao câncer de mama), no dia 17 de outubro de 2013, quando a maioria dos funcionários veio vestido com roupas na cor rosa.


Há 37 anos instalada em Piedade, uma das maiores arrecadadoras de tributos e empregadoras do município, a ECIL dá mais uma bela demonstração de cidadania ao difundir a campanha de prevenção ao câncer de mama "Outubro Rosa". No dia último dia 17 a maioria dos funcionários vestiram rosa e a empresa também distribuiu as fitinhas, que são símbolo da campanha, para todos colaboradores. 

No dia 20 de julho, com patrocínio da ECIL, aconteceu a memorável apresentação da Orquestra de Violas e Cultura Caipira de Valinhos, que lotou o "Cariocão" e emocionou mais de 300 pessoas.
Funcionários engajados na divulgação da campanha
Foto: Swien de Souza Rodrigues

Outubro Rosa

Todos pela conscientização
Foto: Swien de Souza Rodrigues



O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. Em Brasília, às 18h40 desta terça-feira (1º), o prédio do Ministério da Saúde e o Congresso Nacional serão iluminados com luzes cor-de-rosa. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária. Para que mais mulheres possam fazer o exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões – um aumento de 17% em relação a 2011. 

Alegria em participar da iniciativa
Foto: Swien de Souza Rodrigues



O ano de 2012 registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.