Participantes durante a premiação Foto: Regivaldo Alves Queiroz |
Com os projetos "Administração para crianças. Preparando para o futuro" e "Aprendendo com Mapas Táteis", Etec de Piedade conquistou 1º e 2º lugares respectivamente, na FETEPS – Feira de Tecnologia do Centro Paula Souza, que este ano contou com a participação de países da América do Sul e convidados dos Estados Unidos e Europa. (Por: Regivaldo Alves Queiroz - Jornalista)
A FETEPS ocorreu entre os dias 22 e 24 de outubro, no espaço de exposição Expo Barra Funda, São Paulo (capital), contou com 1.019 projetos inscritos e 256 foram classificados para a final.
“Estas conquistas representam o esforço de todos os profissionais da Etec de Piedade, principalmente dos nossos alunos e professores, que se empenham ao máximo para que nossa escola seja uma referência em educação, pesquisa e execução de projetos de responsabilidade social. Também o apoio da estrutura do Centro Paulo Souza, que sempre nos atende da melhor maneira possível”, afirma Neide Gutiyama, diretora da Etec de Piedade.'
Administração para crianças preparando para o futuro, projeto ganhador do 1º lugar, concorreu na Categoria Gestão em Ciências Econômicas. Por meio de jogos educativos, a finalidade do projeto é ensinar às crianças conceitos de Administração e Economia.
Tabuleiro preparado pelos alunos do curso de Administração ensina brincandoFoto: Regivaldo Alves Queiroz |
Com orientação da professora Andressa Fernandes e coordenação do professor Reginaldo Martins, os alunos Mateus Adriano da Silva, Vinícius da Costa Almeida e Wanderson de Oliveira Paes elaboraram um tabuleiro com aspectos lúdicos, que aparentemente remete a uma simples brincadeira. Porém, implícito à configuração visual existem conceitos de organização, planejamento, metas, prazos, entre outros, utilizados pelas empresas mais conceituadas de qualquer ramo de atividade econômica.
“Estou realizando um sonho. Foram muitas pesquisas, muito trabalho e dedicação de todos. Mas, este momento é de muita felicidade e sensação de missão cumprida”, com lágrimas nos olhos, estas foram palavras da professora Andressa no momento que recebeu a informação da conquista.
Comemoração - Alunos, professores, coordenadores e diretora vão ao delírio após anúncio da classificaçãoFoto: Regivaldo Alves Queiroz |
Os alunos também comemoraram com muitos gritos, emoção, beijos e abraços nos professores e colegas da Etec que estavam no local. Além do troféu para a escola, professora e alunos ganharam tablets pela conquista.
É importante ressaltar que esse projeto também conquistou o 1º lugar na III Mostra de Tecnologia de colégios técnicos da UNICAMP, ocorrida dia 25/09/2013.
Projeto de inclusão para deficientes visuais fica em 2º lugar
Na Categoria Ciências Humana, Sociais e Artes da FETEPS, o projeto Aprendendo com Mapas Táteis ficou com a segunda colocação. Trata-se de um projeto de inclusão social para portadores de deficiência visual, por meio do qual a pessoas podem ler a aprender sobre mapas geográficos, econômicos e políticos de qualquer país do planeta.
Mapas táteis leitura e aprendizado sobre geografia, economia e política na ponta dos dedos para deficientes visuaisFoto: Regivaldo Alves Queiroz |
Com orientação da professora Maria Alice Lolobrigida e orientação do professor Rafael Faveri, os alunos Lucas Maciel N. da Silva e Mariana Grisolia R. Branco elaboraram mapas em alto relevo utilizando miçangas e a linguagem Braile. Os visitantes elogiaram bastante o projeto, principalmente pela oportunidade imediata de sua aplicação no aprendizado de portadores de deficiência visual.
“Obter o 2º lugar em uma feira representativa como a FETEPS, sem dúvida é muito emocionante. É o reconhecimento do nosso trabalho e a comprovação de que estamos no caminho certo. E, acima de qualquer coisa, a nossa preocupação em apresentar um projeto de inclusão social”, palavras de professora Maria Alice.
A Etec de Piedade ainda concorreu com o projeto Prazeres do Limão, cuja finalidade é inserir o Limão Rosa “Caipira” na alta culinária brasileira. Orientandos pela professora Fernanda T. Santana (curso Técnico de Cozinha), os alunos Luisa Maria de Oliveira Castro, Matheus Castanho de Moraes e Odete Aparecida Cesar Godinho desenvolveram a receita de um delicioso Mousse de Limão Rosa.
Apesar de não ter sido premiado, o projeto recebeu muitos elogios e oportunidades de parcerias com outros segmentos que trabalham na área de gastronomia.
“Nossa intenção foi mostrar que é possível desenvolver receitas deliciosas e finas com frutas e ingredientes simples do nosso cotidiano”, ressaltar a professora Fernanda Santana.
Além de vários estados do Brasil, a FETEPS recebeu projetos de países estrangeiros como: Argentina, Colômbia, Costa Rica, Jamaica, México e Peru. Também convidados dos Estados Unidos e Espanha.