sábado, 16 de novembro de 2013

Campanha na internet quer recolher assinaturas para mudar pena por homicídio culposo

Em tempos de endurecimento da Lei Seca, uma campanha na internet que visa a recolher assinaturas para que a pena por homicídio culposo (quando não há intenção para matar, caso da maioria dos acidentes de trânsito) se torne mais rígida ganha cada vez mais espaço. A “Não foi Acidente” tem como foco quem dirige embriagado e já recolheu 967.636 mil assinaturas.

 Ela precisa chegar a um 1,3 milhão para ser levada ao Senado (assine aqui).
- Hoje, a pena para homicídio culposo vai até quatro anos e pode ser convertida em pagamento de cestas básicas ou medias socioeducativas. Queremos que a pena seja entre 5 ou 9 anos - disse o publicitário mineiro Ava Gambel, de 32 anos.
Ele começou o movimento há pouco mais de um ano, depois de saber da morte, por atropelamento, da mãe e da irmã de um amigo, o engenheiro elétrico e palestrante Rafael Baltresca. Miriam Baltresca, 56, e Bruna Baltresca, 28, haviam acabado de sair de um cinema no Shopping Villa-Lobos, na Zona Oeste de São Paulo, quando foram atingidas por um Golf dirigido por um homem que, segundo o boletim de ocorrência, apresentava “sinais de embriaguez”. O acidente foi em 17 de setembro de 2011.
- Resolvi agir em solidariedade a ele e fui criando força nas redes (sociais). Ano passado, perdi um amigo e senti a mesma dor que o Rafael. Por isso, a dedicação ao movimento se renovou - contou Ava.
O blog criado pelo rapaz (http://naofoiacidente.org/blog) recebe constantemente relatos de pessoas que perderam parentes no trânsito, em acidentes causados, principalmente, por motoristas bêbados. Atualmente, são cerca de 240 histórias postadas.
- Eles mandam fotos também. As famílias se juntaram ao movimento e, por isso, ele hoje está em todo o Brasil - contou o publicitário.

fonte:http://extra.globo.com