Jovens participam de cursos o ano todo Foto: Divulgação/PMP |
Programa Nacional representa importante papel socioeducativo no município. O Projovem Adolescente faz parte do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) e é um serviço socioeducativo destinado à faixa etária de 15 a 17 anos de famílias beneficiárias do “Programa Bolsa Família” e vinculados ou egressos da proteção social especial.
Em Piedade, são 175 jovens beneficiados pelo Programa, entre as duas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Pietá (Centro) e Professora Marlene Guazzelli Tardeli Abrahão (Bairro dos Pintos). O espaço físico, recursos humanos e materiais para o desenvolvimento das ações de acompanhamento do Programa são financiados pelo Governo Federal.
O principal objetivo, segundo a Diretoria de Ação Social, é acolher, acompanhar e motivar os jovens, favorecendo a convivência familiar e comunitária, assim como a continuidade no sistema educacional.
CRAS Pietá
Aos estudantes do PROJOVEM que frequentam o Cras Pietá, no Centro, foram oferecidas diversas atividades culturais, esportivas e de capacitação durante todo o ano. Segundo a coordenação, algumas das ações são realizadas em parceria com outras entidades e Programas do Governo do Estado, como o Ação Jovem e o Projeto Guri.
Oficinas de preparação de currículos preparam para o mercado de trabalho Foto: Divulgação / Prefeitura de Piedade |
Junto ao Departamento de Esportes e Lazer, foram desenvolvidas atividades físicas, como Futebol, Basquete, Taekwondo, Jiu-Jitsu e outras. Entre os cursos realizados pelos adolescentes neste ano, tanto junto ao PROJOVEM como em parceria com outros projetos do Governo Federal, estiveram: Mangá (desenho japonês), Introdução ao Mercado de Trabalho, Auxiliar de Farmácia, Esporte e Cultura, Mecânica de Motos e Fotografia, Capoeira, Boxe e outros.
Visando preparar os jovens para o mercado de trabalho, foram trabalhadas questões de projetos futuros, metas e sonhos, além de oficinas de profissionalização e elaboração de currículo. Além disso, os jovens são incentivados a participar de cursos e palestras que acontecem em instituições do município, como a Escola Técnica de Piedade (ETEC), Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e Via Rápida Emprego.
Ainda neste ano, os jovens dos dois Centros de Referência fizeram uma visita à Universidade de Campinas (UNICAMP), vivenciando, de maneira prática, o cotidiano de uma universidade. Com os bons resultados da ação, já está sendo agendado o mesmo evento na Universidade Paulista (UNIP).
Outra importante parceria positiva é realizada junto ao Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE), refletindo na formação e inserção de jovens no projeto “Jovem Aprendiz”, nas empresas do município, no Tribunal de Justiça e agências bancárias.
Alice Cristina dos Santos, 18 anos, chegou a fazer mais de 10 cursos no CRAS, entre “Figuração em Argila”, “Informática”, “Atendente de Farmácia”, “Administração”, “Entalho de Madeira”, “Técnico em Secretariado”, “Manicure”, “Cabelereiro”, “Design de Sobrancelha” e “Culinária”, totalizando mais de mil horas aula.
Atualmente, a jovem conquistou seu primeiro trabalho, um estágio na área da saúde, e acredita que a capacitação foi muito importante para ingressar no mercado de trabalho. “O CRAS foi importante, pois lá tive a oportunidade de realizar cursos em diferentes áreas e, assim, poder saber o que eu gosto mais ou não”, contou.
Semanalmente, os adolescentes também participam de cerca de seis horas/aula e de grupos de convivência e outros atendimentos. O CRAS Pietá fica na Rua Nossa Senhora de Piedade, 111, Centro.
CRAS Pintos
No CRAS Professora Marlene Guazzelli Tardeli Abrahão, neste ano, também foram realizadas diversas atividades e cursos junto aos alunos do PROJOVEM. Ciclos de palestras sobre profissões e testes vocacionais foram um dos principais focos trabalhados, já que os jovens estão saindo do ensino médio para, possivelmente, ingressar no ensino superior.
Entre as palestras estão a de “Higiene Pessoal”, “História do Rock”, “Profissões”, “Cine Boxe”, entre outras.
Além dos cursos do PROJOVEM, os adolescentes também participaram de outros realizados em parceria com o Governo Federal, entre eles estão: “Inglês - English’s Fun”, “Teatro – Eu Jogo, Tu Jogas”, “Box: um futuro Campeão”, “Descortinando a Informática”, “Figura de Argila”, “Desenho”, “Pintura em Tecido”, “Jiu-Jitsu”, “Limpeza de Pele”, “Música”, “Metrologia” e “Arte em Tecido”.
Além disso, nos eventos tradicionais do calendário, os educadores desenvolveram temas relevantes da cultura e da compreensão social, como no Dia das Crianças, em que foi ressaltado o papel da infância no desenvolvimento do ser humano.
O Grupo de Teatro fez apresentações na comunidade e em algumas escolas da Rede Municipal de Ensino. O Grupo Violões do CRAS.COM, formado pelos alunos do curso de Música, cresce a cada dia, firmando o compromisso da divulgação da música brasileira, passando por ritmos como samba, cateretê, xaxado, milonga, sertanejo caipira.
O CRAS Professora Marlene Guazzelli Tardeli Abrahão fica na Rodovia Padre Guilherme Hoowel, km 123, Bairro Pintos.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade