terça-feira, 29 de abril de 2014

Quadrilhas bem organizadas já levaram mais de 110 eletrônicos de escolas estaduais

Escola "Clementino Vieira Cordeiro", Jurupará -
Grade de ferro arrombada indica que os ladrões tiveram 

bastante tempo para agir
Foto exclusiva enviada por internauta
O 'modus operandi' (maneira de agir, atuar operar) dos marginais que vem saqueando escolas estaduais no município de Piedade, indica que possivelmente uma mesma quadrilha, ousada, muito bem equipada e informada, esteja atuando em Piedade. A conclusão se dá com base nas informações relatadas pelas autoridades policiais nos boletins de ocorrência que dão conta das ações do gênero, pois, se deram em finais de semana, quando não há ninguém nas escolas e após as unidades escolares terem recebido dezenas de equipamentos eletrônicos do Governo do Estado. Mais de 110 equipamentos eletrônicos foram subtraídos, gerando prejuízo de mais de R$ 150 mil e prejudicando a atuação de dezenas de educadores e o aprendizado de centenas de estudantes. Os três furtos se deram entre o início de março e o último final de semana.
Luva cirúrgica e marreta deixada pelos
marginais na escola da Roseira
Foto: Arquivo "Bomdia Piedade"

Escola da Roseira - O primeiro delito desta natureza se deu no final de semana que compreende os dias 7 e 9 de março. Funcionários da Escola Estadual "Professora Maria Helena Sikorski Cerqueira César", situada às margens da Rodovia SP-250, ao chegarem para trabalhar na manhã de notaram que o alambrado que cerca a escola havia sido cortado, cadeados estourados, portas arrombadas e pelo menos uma janela foi serrada. No local, os Guardas Civis Municipais Pires e Santos apreenderam uma luva cirúrgica e uma pequena marreta que foram deixados no local pelos bandidos. Várias salas foram invadidas e os ladrões furtaram 24 CPUs (computadores), 24 monitores, 10 tablets, quatro câmeras fotográficas digitais (duas Digibras e duas Sony), uma filmadora digital Sony, três celulares, um notebook CCE e uma TV de 42 polegadas CCE.

Escola do Miguel Russo - Entre os dias 4 e 7 de abril, novamente num final de semana, cerca de um mês depois da E. E. "Maria Helena Sikorski Cerqueira César" (Roseira) ser arrombada e de lá furtados dezenas de equipamentos eletrônicos, a escola estadual Professora Dímpina da Rocha Lopes, do bairro Miguel Russo, junto à SP-79, foi invadida e vários aparelhos surrupiados.


Sala de informática da escola do Jurupará
Foto exclusiva enviada por internauta
Segundo a Polícia Militar por volta das 7h30min de segunda-feira, 7 de abril, a diretora da Escola Estadual Dimpina da Rocha Lopes chegou a unidade escolar e se deparou com a porta de sua sala arrombada. Do local foram levados cinco computadores Positivo, dois notebooks da mesma marca, dois televisores LCD 42 polegadas LG, dois televisores LCD 32 polegadas, um LG e outro Philips, três máquinas fotográficas digitais cujas marcas não foram informadas, dois data-shows, uma caixa com cerca de 10 tablets CCE e até um cilindro de 45 quilos de gás. 
Jurupará - Portão de ferro
chumbado arrancado da parede
Foto exclusiva enviada por internauta
  
Escola do Jurupará - O novo furto com as mesmas características de atuação se deu no último final de semana na na Escola Estadual "Clementino Vieira Cordeiro" se deu no início da manhã  de segunda-feira (28), quando funcionários chegavam para trabalhar e se depararam com diversos cadeados, grades e portas de ferro estourados e várias salas remexidas.

Neste caso os vagabundos furtaram oito CPUs (computadores) Positivo, uma filmadora Sony DCR-SR 21 Silver, uma filmadora Samsung, uma câmera digital Sony Cyber Shot DSG5730, um notebook Asus VX142 HCI, dois celulares (uma Samsung e um Motorola) e R$ 150 em moedas. Em situações similares, as escolas estaduais dos bairros Roseira e Miguel Russo também foram saqueadas em ações de marginais. Os produtos eletrônicos, pela facilidade de comercialização e pelo valor alcançado parecem motivar os ladrões a praticar os furtos nestas escolas. 


Segundo consta, as três unidades escolares situadas em regiões distintas da zona rual de Piedade, haviam recebido recentemente os diversos equipamentos eletrônicos furtados. 

Ousadia e organização - Várias
grades estouradas pela quadrilha

Foto exclusiva enviada por internauta
A Polícia Civil investiga os casos. Se alguém tiver alguma informação que possa levar aos autores dos delitos, favor entrar em contato com a Delegacia de Polícia de Piedade por meio do telefone 3244.1220 ou com a Polícia Militar através do 190, ou então pelo disque-denúncia 181, pelo qual ligação além de gratuita é totalmente sigilosa.

Lembrando que, aquele que compra qualquer objeto produto de furto ou roubo incorre em crime de receptação, portanto, passa a ser um criminoso também. DENUNCIE!