Fé e trabalho, a vida que impulsiona a economia piedadense Foto: Arquivo BDP |
Piedade viverá no próximo domingo, 3 de agosto, um dia muito especial, coma realização da 24ª Festa do Lavrador. Em 2014 é comemorado o 'Ano Internacional da Agricultura Familiar'.
Sob o lema "Se o campo não planta, a cidade não janta", é celebrado o 'Ano Internacional da Agricultura Familiar", por iniciativa da da Assembleia Geral das Nações Unidas em reconhecimento à contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e para a erradicação da pobreza no mundo.
Em Piedade, em evento realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Região Pastoral - Arquidiocese de Sorocaba, com apoio da Prefeitura, acontece neste domingo (3) a 24ª Festa do Lavrador.
A programação prevê a partir das 9:00 horas uma procissão com caminhões e tratores, com a concentração em frente à empresa ECIL S/A, no bairro Paulas e Mendes; às 10 e meia, no Pátio do Divino se dará a Missa do Lavrador, com a acolhida do Padre Edivaldo Martins Machado, vigário paroquial e animação do Grupo Sertanejo Catado, de Sorocaba; às 11 e meia haverá o almoço beneficente, no qual será servida uma suculenta feijoada, cujos convites estão a venda na secretaria paroquial ou com os coordenadores das comunidades e finalizando o evento show com Marcelo Viola e Renan Viola, de Sorocaba.
Durante todo o domingo no Pátio do Divino haverá roleta com diversos prêmios, exposição de tratores e máquinas agrícolas, estandes com produtos para a agricultura e barracas de alimentação.
Fica o convite para toda população participar deste importante dia de festa, no qual homenageamos os nosso amigos agricultores familiares, que são a sustentação de nossa economia e que produzem os alimentos que vão à nossa mesa. Que Deus os abençoe!
2014 - Um ano especial
O principal objetivo do Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) é promover em todos os países políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento sustentável de sistemas de produção agrícola baseados em unidades familiares, fornecer orientações para pôr em prática essas políticas, incentivar a participação de organizações de agricultores e despertar a consciência da sociedade civil para a importância de apoiar a agricultura familiar.2
O AIAF 2014 visa a destacar o perfil da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, focalizando a atenção mundial em seu importante papel na erradicação da fome e pobreza, provisão de segurança alimentar e nutrição, melhora dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.