terça-feira, 15 de julho de 2014

Operação 'Cavalo de Aço' da Polícia Militar apreende quatro motos na zona rural de Piedade

As operações de fiscalização deverão ser intensificadas
Policiais Militares apreenderam quatro motocicletas - duas delas com a numeração do chassi suprimida - durante operação de fiscalização realizada na tarde de ontem no bairro dos Correias.

A Operação 'Cavalo de Aço' ocorrida na tarde deste domingo (13) executada pelos Policiais Militares 2º Sargento Nilton, Cabo Bellutti e Soldados Almeida e Azevedo, em estradas vicinais da região do bairro dos Correias e Caetezal, resultou na apreensão de quatro motocicletas, uma Honda CG-150, uma Honda Biz,  ambas com chassi pinado (numeração suprimida - motos de leilão), uma Yamaha YBR125K cujo condutor não era habilitado e uma Honda CG150 Broz, a qual o homem que a conduzia não estava de posse dos documentos. As motocicletas foram recolhidas ao pátio da empresa de guincho.

Condutor da moto  Honda Cg150 ano 2010
não portava o documento do veículo
As motos obtidas originalmente em leilões, cujos chassis são pinados, ou seja, a numeração é suprimida e deveriam ser sucateadas ou serem desmanchadas e suas peças vendidas separadamente, portanto, é ilegal comercializar este tipo de veículo, uma vez que estas motos não podem ser registradas ou licenciadas, no entanto, devido ao baixo preço em que estes veículos são ilegalmente comercializados tornam-se atraentes para pessoas de baixo poder aquisitivo e comumente estas motocicletas são utilizadas por moradores da área rural como meio de transporte, já que muitos circulam apenas em seus bairros ou muito próximo.


De acordo com informações obtidas junto ao 3º Pelotão da Polícia Militar de Piedade, as operações denominadas 'Cavalo de Aço' visam especificamente a fiscalização de motocicletas. Segundo o especialista em segurança pública e comentarista da Rede Globo, Rodrigo Pimentel, no Brasil, 60% dos roubos são praticados por motociclistas. "Leis federais, como uma inteligente na Colômbia, obrigam o motociclista a usar um colete com a placa da moto. No Brasil, existe um projeto de lei, que obriga o motociclista a usar o CNH no capacete. Onde isso foi adotado reduziu quase a zero o roubo praticado por motociclistas", argumentou Pimentel em matéria sobre o tema.

A utilização de veículos oriundos de leilões (motos com numeração do chassi pinada) e ainda condutores sem habilitação ou até mesmo menores de idade pilotando motos, também motivam operações desta natureza, que, serão realizadas com frequência pela Polícia Militar em diversas localidades do município, tanto na área rural, como no perímetro urbano.

As justificativas - O lavrador de 17 anos de idade, residente no bairro dos Correias, justificou aos policiais que não sabia que a moto Honda CG-150 que ele comprou por apenas R$ 1.200 tinha o chassi pinado, e que iria pegar o documento com o comprador posteriormente.

Já o ajudante geral de 34 anos de idade, morador do bairro da Serra, disse que ganhou a motocicleta Honda Biz azul de amigos. Ele sabia que o chassi do veículo estava suprimido.