A Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (CODASP) entregou, nesta semana, mais 10 quilômetros do “Programa Melhor Caminho”, do Governo do Estado de São Paulo, beneficiando trechos de estradas dos bairros Piraporão, Godinhos, Furnas, Oliveiras e Tenórios. Desde o mês de abril, foi realizado um trabalho intenso de perenização de estradas não pavimentadas, com 10 a 12 centímetros de espessura de incorporação e revestimento.
De acordo com o técnico operacional da Codasp, Edinaldo de Oliveira dos Santos, o trabalho realizado poderá ter durabilidade de sete a oito anos, caso as recomendações para a conservação da estrada sejam respeitadas. “A gente sempre pede para que os produtores rurais ajudem a conservar uma estrada que é de todos, evitando que a água da irrigação vaze para as vias e cause erosão”, disse.
A estrada em melhores condições facilita o escoamento agrícola, o acesso a empreendimentos turísticos e o tráfego da população dos bairros. Entre os benefícios do Programa “Melhor Caminho” estão a recuperação de plataformas das estradas rurais, implantação do sistema de drenagem superficial, estrutura para evitar processos erosivos e melhorias nas condições das pistas com execução de revestimento primário.
Os trechos que receberam os benefícios foram: Estrada Vicinal - PDD 225, que liga a Rodovia SP-79 até o bairro do Piraporão, trecho da PDD - 344, que liga a Estrada dos Lavradores (Bairro dos Godinhos) até o asfalto no Bairro Furnas, e trecho da estrada PDD-141 que liga o Bairro dos Oliveiras ao Tenórios.
Piedade foi um dos municípios mais beneficiados pelo “Melhor Caminho”, sendo contemplado com 20 quilômetros do Programa. No ano passado, foram realizados os primeiros 10 quilômetros que englobaram os Bairros Sarapuí dos Luzes, Buenos, Correias e Leites.