quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Meio ambiente realiza campanha de sensibilização para coleta seletiva

Trabalhadores da COTMAP durante carrinhada realizada
em junho na cidade de Sorocaba
Foto: Arquivo
A prefeitura deu início, nesta semana, a uma ação estratégica para sensibilizar a população sobre a necessidade de incorporar a cultura da coleta seletiva. Nos próximos três meses, membros da Cooperativa dos Trabalhadores do Meio Ambiente de Piedade (COTMAP) e profissionais da Coordenadoria de Meio Ambiente de Piedade farão o cadastramento por meio de visitas semanais aos bairros do Ciriaco e Guatambu, em um projeto piloto.

Na terça-feira (19), quando a ação teve início, foram visitadas cerca de 60 famílias, que receberam orientações básicas sobre a importância da coleta seletiva para toda a comunidade, a maneira correta de separar resíduos, além de apresentar os profissionais que atuam no segmento em Piedade.

Os moradores também receberam folhetos com informações sobre cronograma semanal de coleta seletiva e os pontos onde o material é coletado. O informativo também orienta a respeito da destinação correta do lixo comum e como proceder com descartes que podem ser reutilizados ou reciclados, além do óleo de cozinha

Piedade aterra cerca de 35 toneladas de resíduos sólidos ou rejeitos ao dia,volume que compromete a vida útil do aterro sanitário. Boa parte do que é descartado poderia ser reutilizado e gerar renda, contribuindo para a economia do município. Segundo dados do Instituto de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável, um município de 100 mil habitantes pode produzir composto orgânico no valor de R$ 1 milhão por ano e pode obter R$ 4,8 milhões anuais apenas com a venda de resíduos secos.

Como fazer a coleta seletiva em casa

Lembre-se: a ação ambientalmente correta tem início no supermercado. Para começar, ao ir às compras, evite usar as sacolas plásticas convencionais, prefira as reutilizáveis ou leve as compras em caixas de papelão.

Se você ainda tem dúvidas sobre como organizar o material até que o caminhão da coleta seletiva vá até sua casa ou até que leve o material ao ponto de coleta mais próximo, disponibilizamos um roteiro para facilitar esta tarefa.

1 - Crie o hábito de separar resíduos orgânicos dos secos, utilizando, de preferência, sacos biodegradáveis. Os resíduos orgânicos poderão ser usados em compostagem, ou seja, adubo a ser utilizado em hortas, jardins ou cultivo de plantas.

2 - Tenha uma lixeira específica para reciclagem, com nichos para cada tipo de lixo: papel, vidro, plástico e metal;

3 – Lave e seque bem as embalagens tetrapack (caixas longa vida) após o uso e dobrá-las para não fazer volume. A água utilizada na lavagem será irrisória, se comparada à preservação dos recursos hídricos do processo de reciclagem, como um todo.

4 - Lave e seque as embalagens de lata, alumínio, PET, plástico e vidro para evitar ratos, baratas e outros tipos de insetos;

5 - Diminua o tamanho das garrafas PET e de latinhas, amassando-as com as mãos ou pisando em cima delas. No caso da garrafa, depois feche a tampa.

6 - Separe os papéis, rasgue-os em pedaços ou empilhe as folhas em vez de amassá-las;

7 - Se onde mora não passar o caminhão de coleta seletiva, guarde tudo em caixas separadas e depois leve o material até um posto mais próximo.


Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade