quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Polícia Civil identifica outros dois autores de assalto no Cáfaro

Arlindo Francisco da Silva tem várias  passagens por roubos
a residências
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Após a prisão em flagrante pela Polícia Militar de um dos três integrantes da quadrilha que roubou uma família no bairro do Cáfaro na noite de segunda-feira (4), a Polícia Civil conseguiu identificar os outros membros do grupo de assaltantes, que já têm mandados de prisão temporária expedidos pela justiça contra eles. Ambos residiriam em Juquitiba.

Na segunda-feira (4) três homens armados invadiram duas casas em uma chácara no bairro do Cáfaro, próximo à rodovia SP-79 (entre Piedade e Tapiraí) renderam três pessoas de uma mesma família e estavam por roubar vários objetos das residências. Uma pessoa ligou para a Polícia Militar dando conta do assalto, o Soldado Azevedo acionou seus colegas de farda,  2º Sargento Nilton, Soldados Almeida, Campestrini e Soares e os Policiais Rodoviários Soldados Iauch e F.Souza, após intensa troca de tiros prenderam Leandro Rodrigues Barbosa, morador de Juquitiba, enquanto os outros dois membros da quadrilha fugiram pelo matagal. 

Uma pick-up Montana roubada dias antes em São Lourenço da Serra, utilizada pelo trio foi recuperada, assim como os aparelhos eletrônicos que os ladrões haviam separado para levar. O indivíduo preso portava um revólver calibre Taurus calibre 32 e revelou aos policiais que seus comparsas eram Arlindo e "Quebrada, que também seriam moradores de Juquitiba. 
Edcarlos dos Santos Mendes,
vulgo "Quebrada"

Foto: Divulgação/Polícia Civil

No dia seguinte a este roubo, no início da manhã de terça-feira (5),  um homem baixo, gordo, trajando calça de tactel preta, blusa de moleton, apareceu na roça onde o agricultor trabalhava e mostrando uma arma de fogo pequena, provavelmente um revólver calibre 32, disse que ia levar a pick-up Fiat Strada Trek Flex 2007 vermelha, placas DSG-8486, de Piedade. Acredita-se que após roubar a caminhonete no bairro Sarapuí de Cima, Arlindo tenha resgatado seu comparsa, o "Quebrada, que conforme soube-se posteriormente quebrou o pé durante a fuga e devia estar escondido no mato aguardando que fosse resgatado.

Posteriormente na Delegacia de Polícia de Piedade o proprietário do veículo roubado  identificou, sem qualquer dúvida, que o autor do delito tinha sido o ex-palmiteiro Arlindo Francisco da Silva, 45 anos de idade, que segundo a polícia, possui diversos indiciamentos por roubo a residências, que há 40 dias saiu da prisão e já era procurado pela justiça pelo mesmo delito, artigo 157, ou seja, roubo. A Fiat Strada foi localizada na manhã desta quarta-feira (6), encalhada numa estrada de terra do bairro do Vargedo, Ibiúna, vicinal que faz ligação com o município de Juquitiba.

A identificação de Arlindo foi possível com base nas informações fornecidas por Leandro. A partir daí a equipe de investigação da Polícia Civil de Piedade entrou em contato com seus colegas de Juquitiba, que foram à casa de Arlindo cumprir o mandado de prisão, porém, este não foi encontrado e está foragido. 

O terceiro membro do grupo foi identificado por meio do trabalho dos policiais de Juquitiba na comunidade onde Leandro reside. soube-se que o tal do "Quebrada" ironicamente fraturou um dos pés ao fugir da Polícia Militar na segunda feira à noite e na terça-feira procurou um Pronto Socorro em Juquitiba. Policiais Civis daquela cidade foram ao hospital local e através dos registros do prontuário do paciente puderam identificá-lo. Trata-se de Edcarlos dos Santos Mendes, 29 anos de idade, que assim como Leandro, "Quebrada", até o início desta semana não possuía antecedentes criminais. 

De acordo com o Delegado de Polícia de Piedade, esta quadrilha seria responsável por dezenas de furtos em Piedade, Ibiúna, em outros municípios da região e até mesmo no Vale do Ribeira. Arlindo, atuou como palmiteiro e conhecem muito bem as estradas vicinais de Juquitiba, Ibiúna, Piedade, Juquiá, municípios limítrofes. Com esta experiência o ladrão trafegava com tranquilidade para vir de Juquitiba, praticar assaltos em nossa região e retornar pelas precárias estradas de terra utilizadas por seu bando. Arlindo e "Quebrada" encontram-se na condição de foragidos da justiça, enquanto Leandro está preso no Centro de Detenção Provisória de Sorocaba.