JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

GV VEÍCULOS

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Agricultor tem grande prejuízo com queimada criminosa em seu sítio

As queimadas deixam cenário de destruição em todo país
Foto: Google imagem
Prática absurda, estúpida e muito comum nesta época do ano, inverno, quando a estiagem predomina, as queimadas destroem o meio-ambiente, prejudicam em muito a qualidade do ar, provocando sérios danos à saúde das pessoas e ainda trazem prejuízos financeiros incalculáveis aos agricultores.


Prova disto foi o que aconteceu na propriedade de um tradicional agricultor de 65 anos de idade. Na noite desta segunda-feira (15), por volta das 20 horas, a vítima estava em sua casa no bairro Piraporinha quando viu fumaça saindo do meio de sua pastagem de seu sítio.

Ao verificar o que estava acontecendo, com enorme tristeza e revolta, o agricultor contatou que alguém tinha ateado fogo no pasto. As incontroláveis chamas destruíram três alqueires - cerca de 72.600 metros quadrados - de capim braquiária da pastagem, pelos menos 30 mourões da cerca de 5 mil metros de árvores de eucalipto. Outra questão importante a ser considerada são os danos que o fogo causa no solo, pois, as chamas queimam os micro-nutrientes ali contidos, tornando a terra mais pobre e consequentemente menos produtiva.

O prejuízo remonta algumas dezenas de milhares de reais e resta agora ao agricultor retomar sua pastagem, replantar as árvores e refazer boa parte da cerca de sua propriedade. Enquanto isso, qual o lucro que a pessoa que ateou fogo pode ter tido com atitude tão criminosa e covarde? Esta é a pergunta que fica no ar!