quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Vítimas de "oculista" vão à Delegacia de Polícia após matéria do Bom Dia Piedade

Vítimas do falso "oculista" inconformadas aguardam
em frente à Delegacia de Polícia
Foto: Bom Dia Piedade
Onze pessoas, todas residentes no bairro dos Leites, compareceram à Delegacia de Polícia de Piedade nesta quarta-feira, para prestar queixa sobre a atuação do falso oftalmologista e da venda ilegal de óculos por parte de suas parceiras. O trio que esteve naquela localidade rural no dia 7 de dezembro, foi detido no último domingo (14) pela Polícia Militar na Vila Moraes após a denúncia de uma mulher que estranhou a ação dos indivíduos. Os três diziam se tratar de uma ação "humanitária e social" na qual os exames não eram cobrados, mas, as "vendedoras" pressionavam os pacientes a comprar os óculos. Estima-se que mais de 100 pessoas tenham sido lesadas. Reportagem do Blog "Bom Dia Piedade" alertou às vítima sobre a ação delituosa do grupo.

Após a publicação na última segunda-feira (15) da matéria intitulada "Falso "oculista" e comparsas detidos em quermesse na Vila Moraes" a notícia começou a se espalhar no bairro dos Leites e trouxe enorme alvoroço na comunidade local. Ocorre que no dia 7 de dezembro, o paulistano Anderson Lopes da Silva, 31 anos, que se apresentava como oftalmologista, Janaína Rocha dos Santos, 30 anos, de Sorocaba e Fernanda Marques de Souza, 37 anos, residente em Osasco, estiveram na sede da Associação dos Moradores do bairro dos Leites realizando exames tidas como gratuitos. Anderson se passava por médico, enquanto as duas "moças" tinham por objetivo garantir o ganho do trio - uma terceira mulher, segundo as vítimas faria parte do grupo. 

Casal vítima - Panfleto espalhado pelo
bairro dos Leites e comprovante de pagamento
feito aos farsantes
Foto: Bom Dia Piedade
Após serem examinados por Anderson, que emitia uma receita médica, as "vendedoras" rapidamente se aproximavam e começavam a induzir os pacientes a adquirirem seus óculos. Caso houvesse resistência por parte do "cliente" as empenhadas "profissionais" pressionavam às pessoas para que efetuassem a compra. Uma vez convencido o cliente, o pagamento era feito em à vista em dinheiro, com um valor de entrada (sinal) e o restante na entrega do produto ou parcelado no cartão de crédito. Com isto, de acordo com as vítimas, mais de 100 pessoas teriam sido atendidas pelo trio no bairro dos leites, enquanto pelo menos outras 63 foram enganadas na Vila Moraes. Os valores das compras variam de R$ 200 a R$ 1.100. As vítimas, em sua maioria aposentados, e também um caseiro, uma agente escolar, uma monitora de transporte escolar, com idades entre 30 e 78 anos, foram ludibriados pelos espertalhões.

Apesar de terem sido detidos pela Polícia Militar no último domingo (14) quando agiam no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Vila Moraes, e terem mais de 100 armações, refrator e outros equipamentos destinados às consultas oftalmológicas apreendidos, Janaína e Fernanda, retornaram nesta terça-feira (16), como prometido anteriormente, ao bairro dos Leites para efetuar a entrega de dezenas de óculos e receber alguns valores "pendentes" junto aos clientes. Na ocasião em que foram detidos os três foram indiciados por falso exercício da profissão e liberados após as formalidades de praxe.

A maioria das pessoas do bairro já sabia que tudo tratava-se de um deslavado e criminoso golpe, por isso, se negaram a ficar com as mercadorias e ainda mais a pagar por valores que estariam devendo ás tais "comerciantes". As duas diziam trabalhar para "Visão e Vida, Campanha de Saúde Visual", "empresa com sede à Rua Martins Fontes, 8 B, Jardim Veloso, Osasco. As vítimas foram categóricas em afirmar que a qualidade dos óculos entregues pelas vendedoras era de péssima qualidade e as lentes, ao invés de melhorar a visão das pessoas, deixa tudo ainda mais turvo ou desfocado. Algumas vítimas, de posse de cópias do boletim de ocorrência iriam tentar cancelar a operação de compra junto às operadoras de cartão de crédito ou débito. Uma vítima disse que bastou pegar no óculos para uma das lentes cair ao chão.

Os onze moradores do bairro dos Leites chegaram por volta das 9 horas da manhã à Delegacia de Polícia de Piedade e a última pessoa lesada pelos farsantes a ser ouvida em depoimento, deixou o distrito policial após ás 17 horas. 

Como o Delegado de Polícia Dr. Oscar Garcia Machado Júnior estava em uma reunião junto ao Comando Geral da Polícia Civil em São Paulo, não ficou ainda definido se o inquérito policial investigará apenas o falso exercício da profissão ou se outros delitos serão imputados aos três autores.

Confira acessando o link abaixo, a matéria sobre a ação da Polícia Militar que resultou na apreensão de equipamentos e no indiciamento dos três indivíduos no último domingo na Vila Moraes.

http://bomdiapiedade.blogspot.com.br/2014/12/falso-oculista-e-comparsas-detidos-em.html