Unimed - Piedade 184 anos

Céu - Xavier - PAFE

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Réplica do Sino da Paz de Hiroshima chegará a Tapiraí no dia 26

Está marcado para o dia 26 de fevereiro a chegada do Sino da Paz em Tapiraí. Antes, ele passará pelos municípios de Sorocaba e Piedade. O Sino foi confeccionado no Japão e baseia-se nas características do que se encontra no Parque da Paz, em Hiroshima. Além disso, ele possui o selo de autenticidade da Prefeitura de Hiroshima. Só existem três sinos como este no mundo: um está em Hiroshima, um na ONU e, agora, um em Tapiraí. Este Sino, no Japão, representa o marco zero da bomba atômica.

As cerimônias que celebrarão a chegada do Sino acontecerão nas três cidades. Em Sorocaba será às 10h30, no Parque das Águas, localizado na Av. Dom Aguirre; já em Piedade está previsto para chegar às 13h30, no Paço Municipal, sito a Av. Coração de Jesus e, por fim, em Tapiraí, às 15h, na Praça Central (ao lado da Rodoviária). Após a apresentação do Sino para munícipes, fiéis e autoridades, o Sino seguirá para o bairro Fazenda Velha, onde será colocado na Torre do Darma (Torre sagrada), no Santuário Ecológico do Budismo Primordial (HBS) do Brasil.

Características

A Torre do Darma, que abrigará o Sino da Paz, possui 20 metros de altura. Na parte interior será instalado o Sino e, na parte superior, ostentado o Gohonzon (imagem sagrada). Já o Sino da Paz possui dois metros de altura e pesa, aproximadamente, uma tonelada. A cerimônia religiosa de entrada do Sino na cidade e ostentação na Torre acontecerá no dia 8 de março, às 15h, no Santuário Ecológico, em Tapiraí.

A escolha por Tapiraí

De acordo com o Monge Correa Kyohaku, arcebispo do Brasil, não existe uma explicação concreta do porquê escolheram Tapiraí. “Conhecemos Tapiraí através de um membro budista, que por sinal estava vendendo um terreno. A partir do momento que colocamos os pés na cidade, sentimos que tinha que ser aqui. A mata atlântica em volta, o ar puro, as belezas naturais e a proximidade com a grande metrópole cooperaram muito para decisão”, disse.

A partir daí começaram os trâmites. Em março de 2013 foi a primeira visita e, em outubro do mesmo ano, uma comitiva com membros Budistas do Japão visitaram o prefeito Araldo Todesco para entregar o projeto do Santuário Ecológico do Budismo Primordial.

No dia 14 de setembro de 2014 aconteceu o lançamento da pedra fundamental, primeiro passo para a construção do Santuário Ecológico do Budismo Primordial. Cerca de 1.000 pessoas compareceram; o secretário-geral do Budismo Primordial Honmon Butsuryu-Shu (HBS), Kimura Nitigaku, foi quem fez a cerimônia, ao lado do Arcebispo do Brasil, Correa Kyohaku. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Araldo Todesco, de Tapiraí; o presidente da HBS Sergio Likio Uematsu; vereadores e 50 monges que vieram do Japão para o evento.

Santuário Ecológico

Além do templo, a ideia é construir no Santuário um Centro de Eventos, um Centro de Convivência para Idosos e uma creche, como também um bosque de cerejeiras e trilhas pela mata atlântica. Estima-se que o conjunto fique pronto em 2020. A área possui 180 hectares, sendo 76 alqueires de Mata Atlântica e três lagoas. De acordo com o Monge Correa, o templo deve receber sete mil pessoas por mês.

Festival da Paz terá a presença do Papa Budista

No dia 26 de julho de 2015 acontecerá o Festival da Paz, cerimônia que fará a inauguração oficial da Torre do Darma e do Sino. Ela acontecerá às 11 horas e será celebrada pelo 25º Sumo Pontífice Yamauti Nitikai Shounin. Estima-se, neste dia, a presença de sete mil pessoas, entre fieis, munícipes e autoridades.

Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Tapiraí