Nível da represa estava muito baixo em janeiro, conforme a foto produzida no São Francisco Club |
Com objetivo de contribuir para a conscientização da população que a água é um recurso natural finito, o São Francisco Sailing Club está organizando sua 1ª Passeata Náutica de Sorocaba e região, com percurso de dois km navegando nas águas da Represa Itupararanga no dia 22 de março, domingo.
A Represa de Itupararanga, que abastece as cidades de Sorocaba, Ibiúna, Votorantim, São Roque e cidades vizinhas, trata-se do maior reservatório com manancial de água doce da região de Sorocaba, com volume útil estimado em 286 milhões m³. A represa se estende por 192 quilômetros de margens e é cercada por belezas naturais, configurando-se também como um polo de atrações turísticas da região.
No entanto, com a crise hídrica que vem se agravando com a escassez das chuvas desde o começo de 2014, quem passeia pelas estradas e locais que margeiam a represa observa o quanto o volume de água está baixo, ainda afetado pela forte estiagem. Na região do São Francisco Sailing Club, um clube focado em esportes náuticos como vela e remo - atividades impactadas diretamente pelo nível de água -, observou-se no mês de janeiro deste ano que, nos últimos 12 meses, a água estava 7 metros acima do nível atual.
“Isto significa que a represa teve sua capacidade reduzida a apenas 15% do volume de água de que comporta, no começo deste ano, ou seja, uma situação alarmante” frisa José Franco Moraes Neto, diretor do clube, complementando que o fato de trabalhar às margens da represa contribui para que ele esteja sempre atento às condições da água.
Tendo em vista a necessidade urgente de conscientização da água como um recurso natural finito, o São Francisco Sailing Club está preparando sua 1ª Manifestação Náutica em prol da Represa de Itupararanga, que acontecerá exatamente no dia 22 de março, dia mundial da água. “Estamos organizando esta passeata para reforçar o alerta para a importância da conscientização e mostrar a situação atual da represa que, apesar das chuvas dos últimos dias, continua com nível baixo, alcançando quase 30% de volume neste final de fevereiro” explica Franco.
Segundo ele, o manifesto será dentro da água e percorrerá um itinerário curto de dois quilômetros, totalizando quatro no total, possibilitando a participação do público iniciante. Os participantes farão o percurso praticando esportes sustentáveis, utilizando caiaque, barco à vela e pranchas de StandUp Paddle ou também, à nado, para aqueles com bom preparo físico A saída e o retorno se concentrará nas margens do clube e a entrada no clube será gratuita para todos das 8h até meio-dia, previsão de encerramento da passeata.
O diretor do clube complementa que a Passeata será aberta ao público e a todos as pessoas que possuem barcos à vela, prancha de Standup Paddle ou caiaque, bem como aos atletas amadores e profissionais que tenham preparo físico para nadar por 4 quilômetros. O valor da adesão será de R$ 30 por pessoa e a doação de 1 kg de alimento não perecível (menos sal) que será doado à entidades sociais da região do bairro Piratuba, aonde localiza-se o clube. Além disso, o clube disponibilizará seus equipamentos para as primeiras 28 inscrições. As inscrições podem ser realizadas por e-mail contato@sfsc.com.br até 18h do dia15 de março.
Mais informações: (15) 7814-6809 com Áurea Moraes.
SERVIÇO
1ª Passeata Náutica 2015 - São Francisco Sailing Club
Data: 22/03/2015 - Horários: Das 9h às 12h
Inscrição no evento: R$ 30,00 Entrada no clube das 8h-12h: 1 kg alimento não perecível
Endereço: Estrada Municipal Carolina Paes Granjeiro, seguir por exatos 9 km após a barragem da represa de Itupararanga, sentido Piedade.
Mais informações: (15) 7814-6809 com Áurea Moraes. E-mail: contato@sfsc.com.br
Mais informações: www.facebook.com/SaoFranciscoSailingClub.Oficial
FONTE: Luciene Gazeta (15) 9-9112-0989 - Assessoria de Imprensa