Agente da Vigilância Sanitária aplica inseticida nos imóveis próximos às casas dos moradores que contraíram a dengue na Vila Bom Pastor Foto: Divulgação/Prefeitura de Piedade |
A Diretoria de Saúde Municipal informa que foram confirmados os três primeiros casos de dengue autóctone, ou seja, contraídos dentro do município. Todos os pacientes são moradores do Bairro Bom Pastor. Providências já foram tomadas no local, junto aos moradores, a fim de eliminar os focos do mosquito.
Para diminuir o risco de transmissão do vírus, foi aplicada nebulização de inseticida, na tarde desta terça-feira (17), na Vila Bom Pastor. A ação atingiu um raio de 200 metros da residência dos moradores infectados. Vale informar que, só no local, foram retirados 22 caminhões de materiais inservíveis pela Operação Cata Treco.
A aplicação do inseticida é feita da seguinte forma: agentes da Vigilância Sanitária fazem primeiramente uma instrução junto aos moradores - que é retirada de pessoas, animais e virar os colchões na residência. O servidor municipal capacitado e treinado pela SUCEN (Superintendência do Controle de Endemias do Estado de São Paulo) - munido de todo o equipamento de proteção individual - pode entrar nos quintais das residências, aplicando o inseticida pelas janelas e portas. A recomendação é de que apenas depois de 30 minutos os moradores voltem as suas casas.
Agente Sanitário devidamente equipado para combater o Aedes Aegypti Foto: Divulgação/Prefeitura de Piedade |
A Diretoria de Saúde informa que esta medida será tomada somente nos locais onde houver o maior número de foco do mosquito transmissor e casos confirmados de dengue.
Além destes casos autóctone, mais 38 casos importados de cidades como Votorantim, Pilar do Sul, Osasco, Peruíbe, Sorocaba e São Paulo (capital) foram confirmados até o momento, em Piedade.
IMPORTANTE:
Recomenda-se que a população não dispense o uso de repelentes, hidrate-se com frequência, bebendo água e mantendo uma alimentação balanceada e, em caso de sintomas, procurar imediatamente o Pronto Atendimento na Santa Casa Municipal de Misericórdia (Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 154. Telefone: (15) 3244-8200).
Operação Cata Treco prossegue - A Operação Cata Treco já coletou cerca de 100 caminhões com materiais inservíveis deixados pela população. Os cidadãos precisam ficar atentos ao funcionamento da operação: primeiro os agentes de saúde, vigilância sanitária e epidemiológica visitam as casas, falam sobre prevenção, necessidade do uso de repelentes e pedem para que os moradores separem os materiais descartáveis e que possam servir de criadouro do mosquito. Na semana seguinte, outra equipe, desta vez da Diretoria de Obras, percorre a mesma rota coletando o material, dando o destino correto na sequência. Cerca de 30 profissionais, ao todo, participação da ação.
Terrenos baldios - A Campanha também está envolvendo a Diretoria de Tributos, que está notificando proprietários de terrenos baldios para que limpem suas propriedades, consideradas potenciais criadouros. Todos os fiscais da prefeitura estarão engajados na ação.
Ainda como parte das ações de combate à dengue do município, a Diretoria de Saúde se reunirá com Igrejas, associações e outras entidades para que sejam multiplicadores das ações de prevenção no município.
Próximas datas da Operação cata-treco:
23/03/15 – Vila Grácio e Jardim São Bartolomeu
24/03/15 – Vila Maria e Vila Amâncio
30/03/15 – CDHU Ezequiel Antonio da Silva e CDHU Marino Godinho
31/03/15 – Vila Olinda
Por: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Piedade