quarta-feira, 17 de junho de 2015

Pianista Ronaldo Rolim é premiado na Suíça

O excepcional pianista Ronaldo Rolim, tem raízes em Piedade
Foto: Divulgação
O pianista votorantinense Ronaldo Rolim conquistou, na última terça-feira (16), o terceiro lugar no renomado concurso Geza Anda, em Zurique, na Suíça, um dos mais importantes do gênero em todo o mundo. Com um sobrenome totalmente ligado à história de Piedade, a conquista do jovem músico deixa orgulhosa a tradicional família Rolim, em especial o pai, o nosso amigo, o piedadense Ronaldo Rolim que vibra muito com cada apresentação do virtuoso pianista.

(Matéria do Jornal Cruzeiro do Sul - Sorocaba) - A final foi vencida pelo norte-americano Andrew Tyson e na segunda colocação ficou o russo Aleksandr Shaikin. Ronaldo foi o único pianista latino-americano selecionado para participar do concurso e superou 18 concorrentes de vários países até chegar a grande final. O pianista brasileiro, que atualmente mora nos Estados Unidos, também recebeu o "Schumann Prize", prêmio que representa o reconhecimento pelo conjunto de apresentações realizadas ao longo do concurso.

Com apenas 29 anos de idade, Ronaldo Rolim vem se estabelecendo como um dos músicos mais completos de sua geração, premiado em dezenas de concursos no Brasil e exterior. Entre suas mais recentes conquistas destacam-se: 1º lugar no Bösendorfer International Piano Competition, no Arizona (EUA); 2º lugar no Concurso Internacional de Piano República de San Marino, em Borgo Maggiore (San Marino); 1º lugar no Wonderlic Piano Competition, em Baltimore (EUA) e 3º lugar no James Mottram International Piano Competition, em Manchester (Inglaterra).

O pianista, que é nascido em Votorantim, mas tem raízes em Piedade, duas cidades do interior de São Paulo, também tem se apresentado em recitais e concertos no exterior em salas consagradas, como: Carnegie Hall (Nova York, EUA), Steinway Hall (Londres, Inglaterra), Seoul Arts Center (Seul, Coreia do Sul), Thêatre de Vevey (Vevey, Suíça) e Friedberg Hall (Baltimore, EUA). Ronaldo também se apresentou no México, em Portugal, Espanha, Holanda, Itália e Áustria. No Brasil, tem sido solista convidado de diversas orquestras, como a Sinfônica Brasileira, Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica de Campinas, Sinfônica da USP, Sinfonia Cultura, entre outras. Ronaldo também é membro fundador do Trio Appassionata, grupo que recentemente lançou seu primeiro CD com o selo Odradek Records, em um repertório concentrado em compositores dos EUA.

Trajetória

Nascido em 1986, Ronaldo Rolim iniciou seus estudos musicais com sua mãe, Miriam Correa, e realizou sua primeira apresentação pública com apenas quatro anos de idade. Em 1998, foi admitido como bolsista integral da Fundação Magda Tagliaferro, de São Paulo. Aos dezoito anos, depois de ser o vencedor dos Concursos Nelson Freire e Magda Tagliaferro, Ronaldo se mudou para os EUA para estudar com o pianista Flavio Varani, na Oakland University, Michigan. Em 2007, foi admitido pelo Peabody Conservatory, de Baltimore, na classe do pianista Benjamin Pasternack, tendo completado o Bacharelado e o Mestrado em Piano Performance. Em 2014, o brasileiro foi um dos poucos selecionados para o programa de Doutorado na Yale School of Music, em New Haven (EUA), onde atualmente estuda com o renomado pianista Boris Berman.