JORNAL BOM DIA PIEDADE

Céu - Xavier - PAFE

GV VEÍCULOS

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Cartório Eleitoral inicia recadastramento biométrico de eleitores de Piedade, Pilar do Sul e Tapiraí

A Justiça Eleitoral comunica que a partir do mês de SETEMBRO/2015 será iniciado o RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO ORDINÁRIO nas cidades abrangidas pela 89ª Zona Eleitoral. Importante esclarecer que, por questões técnicas, o atendimento será efetuado EXCLUSIVAMENTE COM AGENDAMENTO e diretamente no Cartório Eleitoral, localizado na Rua Dr. Campos Sales, 66 – casa 02 – centro – Piedade – SP (atrás do mercado municipal).


Assim, qualquer interessado que seja residente nos municípios de PIEDADE, TAPIRAÍ ou PILAR DO SUL que precise fazer a inscrição eleitoral, alterar dados no cadastro ou transferir seu título precisará agendar previamente, A PARTIR DO DIA 28/08/2015, o atendimento via internet no endereço eletrônico http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3 ou pelo telefone 148 ou pessoalmente no Cartório Eleitoral. 

Para o correto preenchimento do agendamento, é sempre bom ter os documentos pessoais em mãos. Após o agendamento, o interessado deverá comparecer ao Cartório Eleitoral no dia e horários agendados com um pouco de antecedência, munido com os originais dos documentos necessários: RG. ou certidão de nascimento ou certidão de casamento ou CTPS e comprovante de residência (obrigatórios) e CPF (facultativo). 

Para jovens do sexo masculino que completaram ou completarão 18 anos em 2015 é necessária a apresentação de certificado de reservista ou protocolo que comprove que o interessado está em dia com as obrigações militares. Os eleitores que já possuem o título de eleitor, inclusive os que votam facultativamente, como os maiores de setenta anos, os que tem entre 16 e 18 anos e os analfabetos, também deverão fazer o recadastramento.

Em relação ao município de PILAR DO SUL voltamos a frisar que, por questões técnicas, não será possível o atendimento no Posto Eleitoral daquela localidade a partir de setembro/2015 e, portanto, qualquer interessado residente naquela cidade que necessite realizar alguma operação que envolva movimentação no cadastro eleitoral – primeiro título, revisão ou transferência - deverão, necessariamente, comparecer perante este Cartório Eleitoral. Certidões de quitação, de crimes eleitorais e outros serviços poderão ser obtidos via internet, desde que não hajam pendências ou inconsistências no cadastro do eleitor. Maiores informações nos endereços eletrônico http://www.tre-sp.jus.br/

O que é a identificação biométrica para fins eleitorais (fonte - www.tse.jus.br) 

Com o objetivo de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e ainda mais seguro, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral brasileira. A mais recente delas envolve a biometria, por meio do recadastramento biométrico, ou seja, do cadastro das impressões digitais dos eleitores.

A medida impede que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação em um pleito – já que não existem impressões digitais iguais – e faz parte do Programa de Identificação Biométrica do Eleitor brasileiro.

 De forma pioneira, o recadastramento biométrico foi lançado com sucesso em três cidades de três estados diferentes, com foco nas eleições municipais de 2008. Naquele pleito, os pouco mais de 40 mil eleitores de Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC) foram identificados biometricamente.

Nas Eleições Gerais de 2010, mais de 1,1 milhão de eleitores de 60 cidades de 23 estados participaram das eleições gerais após a identificação de suas impressões digitais.

No pleito municipal de 2012, a tecnologia alcançou mais de 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios de 24 Estados.

E nas Eleições Gerais de 2014, foram identificados pela biometria mais de 21 milhões de eleitores de todos os estados e do Distrito Federal, incluindo 15 capitais.  

Segundo dados de março de 2015, mais de 24,5 milhões de eleitores brasileiros já estão aptos a serem identificados pelas impressões digitais nos pleitos realizados pela Justiça Eleitoral.